NOTÍCIAS | CAPACITAÇÃO
Segunda-Feira, 05 de Setembro de 2022, 09h:09
Unicred e Sebrae dão início ao quarto ciclo do Crescer & Prosperar
Mais de 100 cooperados atendidos

Assessoria Unicred MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Foto: Unicred MT

Unicred e Sebrae dão início ao quarto ciclo do Crescer & Prosperar

A Unicred MT o Sebrae iniciaram o quarto ciclo do programa Crescer & Prosperar

A Unicred Mato Grosso e o Sebrae iniciaram o quarto ciclo do programa Crescer & Prosperar, com a participação de 33 cooperados de dez municípios do Estado onde a cooperativa está presente. Até o momento, 80 sócios já foram atendidos e tiveram a oportunidade de receber orientação em gestão financeira, recursos humanos, avaliação de indicadores e resultados para a melhoria dos negócios e processos. O lançamento do quarto ciclo foi no dia 31 de agosto, de forma híbrida (on-line e presencial) para todas as agências da Unicred MT.

Segundo o presidente da Unicred MT, Ronivaldo Lemos, chegar ao quarto ciclo é uma validação e feedback dos cooperados que participaram dos outros três ciclos e entenderam a importância de quanto o programa agregou para os seus negócios. "Chegar ao quarto ciclo, ultrapassando os 110 cooperados já atingidos, para nós é motivo de orgulho, de estar perto, estar juntos, entender esse cooperado e colocar o princípio do cooperativismo, que é a educação como algo a ser alcançado, mas também algo factível e que se a gestão resolve que vai fazer, consegue fazer", afirmou.

As empresárias Maristela e Adriana Ferreira Rosseto, mãe e filha, da Rosseto Distribuidora de Autopeças, de Várzea Grande, participaram do lançamento e estão animadas com o programa. "A Unicred e o Sebrae são muito confiáveis e fazem um trabalho muito bacana. Para nós é um prazer participar, porque é um crescimento para a empresa, é conhecimento para desenvolver cada vez mais. Queremos que nossa empresa prospere", disse Maristela. A empresa é familiar e possui 16 anos no mercado. "Nossa expectativa é melhorar ainda mais o negócio e aumentar as vendas", completou Adriana.

Médica de cirurgia vascular há oito anos, Daniele das Neves Moura aderiu ao programa para agregar conhecimento e otimizar o seu ganho. "Conheci o programa dentro da Unicred MT e ao perguntar mais informações vi que estava em um momento da minha vida profissional que precisava ter mais conhecimento para expandir meu negócio. Com a consultoria, vi a possibilidade de eu e minha equipe termos conhecimento para otimizar o negócio e expandir na proporção que eu quero", garantiu.

Já Rosimere Gomes da Silva Vaz, da Limas Car, de Cuiabá, destaca que a grande motivação para participar do quarto ciclo foi o fortalecimento da empresa. "Nascemos de uma empresa familiar e eu fiz alguns cursos on-line, bem genéricos, e agora tive essa oportunidade com a Unicred. Achei que seria importante para virar a chave. Estou com uma grande expectativa e acredito que vão mudar muitas coisas dentro da empresa", declarou. A Limas Car está há 13 anos no mercado.

O diretor Administrativo e Financeiro da Unicred MT, Talis de Souza, explicou que desde 2019, quando o Conselho de Administração demandou para levar consultoria e um processo de desenvolvimento para os cooperados, foi escolhido o Sebrae. "Desde o início essa parceria funcionou muito e hoje estamos no quarto ciclo. Isso demonstra o quanto o nosso cooperado entendeu da importância de se desenvolver e o quanto a cooperativa está aberta para ajudar no desenvolvimento dos cooperados. Falamos sempre que a cooperativa é forte quando os cooperados são fortes e esse é o objetivo do nosso negócio, nesse momento".

A participação no programa acontece de forma híbrida, com 64 horas de atividades desenvolvidas pelo Sebrae. Durante o programa, além de orientação em gestão financeira, os participantes recebem consultoria em recursos humanos, avaliação de indicadores e resultados para a melhoria dos negócios e processos. Para que o cooperado participe com o melhor custo-benefício, a Unicred MT subsidia 80% do valor da consultoria.

Para Fábio Rogério Apolinário, gestor do Núcleo de Acesso ao Crédito do Sebrae, a parceria com a Unicred MT tem sido um sucesso. "Nem sempre os parceiros entendem a necessidade de se fazer um investimento mais amplo na empresa, querem trabalhos menores. E a Unicred entendeu essa necessidade e fez uma parceria para trabalhos transformadores, com carga horária e investimento maior nos cooperados e que dão mais resultados para o empresário na ponta. Para o Sebrae tem sido espetacular, com um programa contínuo e com grande adesão dos cooperados", enfatizou.

Durante o programa, os cooperados podem escolher três temas, entre as várias opções oferecidas, para maior aproveitamento e desenvolvimento do seu negócio. São eles: gestão financeira, planejamento, mercado, marketing digital, práticas sustentáveis (eficiência energética, licenciamento sanitário e ambiental), biossegurança, pessoas (estrutura organizacional, descrição de funções, trabalho em equipe e liderança), além de gestão da propriedade e manejo produtivo (urbano e rural).

Cursos

Com o intuito de promover cada vez mais educação financeira, a Unicred MT também está com dois cursos voltados aos cooperados. Um deles é sobre Gestão de Clínicas e Consultórios, para os profissionais da saúde, e outro é sobre Gestão Empresarial e Governança, com foco tanto nos empresários como nos administradores da empresa, visando aprofundar as ações de governança.

"No momento estamos com três frentes específicas de educação continuada para os nossos cooperados e que se não fosse a ação dessa gestão não teria saído do papel", comentou o presidente Ronivaldo Lemos. Ele enfatizou que as coisas estão acontecendo e vão continuar, em prol do cooperado, buscando o crescimento de cada um e, consequentemente, o crescimento da cooperativa.

"Agradeço a todos, em nome do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva. Tudo o que estamos fazendo é para o cooperado. Muitas coisas boas ainda estão por vir, porque isso vai se repetir em novos ciclos e novas formas de estarmos lidando com a educação financeira do nosso cooperado", concluiu o presidente da Unicred MT.

Sobre a Unicred MT

A Unicred Mato Grosso faz parte das cinco maiores cooperativas no ranking do Sistema Unicred em nível nacional, num universo de 34. Está presente em Cuiabá,Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Barra do Garças. Mais informações: www.unicred.com.br/matogrosso.

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet