NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Quinta-Feira, 24 de Janeiro de 2019, 09h:02
Sistema Sindical: a força das cooperativas
Sistema esta configurado em 3 níveis

Assessoria Sistema OCB - Aurélio Prado
Brasília/DF
noticias@ocbmt.coop.br

sistema sindical.png

Sistema Sindical: a força das cooperativas

Para que o cooperativismo se fortaleça cada vez mais, é fundamental que todas as 6,8 mil cooperativas do país reconheçam a importância de estar em dia com as contribuições que mantém as atividades de representação do setor: contribuição sindical, que vence no próximo dia 31/01, e a contribuição confederativa, com vencimento em 30/06. E o que a cooperativa ganha com isso? Muita coisa.
Essas duas contribuições são direcionadas às ações de representação sindical do cooperativismo, que ocorrem municipal, estadual e nacionalmente. Sem isso, as cooperativas não teriam uma representação específica como categoria econômica. Esse sistema está configurado também em três níveis.
- Sindicatos de cooperativas (primeiro grau): são entidades de âmbito municipal, estadual ou nacional que congregam as cooperativas da sua base territorial. No Brasil, existem cerca de 40 sindicatos de cooperativas. É importante explicar que, na maioria dos estados brasileiros, as Organizações Estaduais do Sistema OCB também são sindicatos e representam a categoria econômica das cooperativas.
- Federações (segundo grau): reúnem e coordenam os sindicatos de primeiro grau. É exigido um agrupamento de, no mínimo, cinco sindicatos patronais para a criação de uma federação.
- Confederação (grau máximo): constituída por no mínimo três federações. No Brasil, a entidade que integra e coordena as federações e sindicatos é a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).
VANTAGENS
Com um sistema sindical forte, as cooperativas podem usufruir de diversos serviços, compreendidos em quatro eixos: jurídico, negócios, inteligência sindical e administrativo. Confira:
JURÍDICO
As cooperativas têm acesso a assessoria e consultoria jurídicas nas áreas trabalhista e sindical, de forma personalizada. Além disso, os sindicatos de primeiro grau estão se especializando para atuar como uma esfera de conciliação, fomentando a solução amigável de conflitos que envolvam cooperativas.
NEGÓCIOS
Esse eixo está especializado na oferta de assistência em negociação coletiva, algo fundamental, especialmente após a aprovação da Reforma Trabalhista, as convenções e acordos coletivos de trabalho de categoria ganharam mais força e visibilidade. Mas, para assinar instrumentos benéficos para todos, é preciso habilidade negocial e conhecimento jurídico. A representação sindical cooperativista tem tudo isso e está sempre ao lado da sua cooperativa.
Além disso, as cooperativas podem obter descontos na aquisição de produtos ou serviços; participar de palestras, cursos e workshops técnicos e outras ações voltados à qualificação dos dirigentes de cooperativas e de seus colaboradores sobre os principais aspectos do sindicalismo e das relações trabalhistas.
INTELIGÊNCIA SINDICAL
São oferecidas informações a respeito de tudo que é desenvolvido no meio sindical e que pode ser replicado. A ideia é de que essas informações sirvam de bússola para o fortalecimento da categoria econômica das cooperativas. A CNCoop elabora diversas cartilhas, informes, comunicados e boletins especiais sobre os assuntos relacionados ao sindicalismo e as mais recentes alterações de leis e regulamentações da área trabalhista e sindical. Assim, sua cooperativa fica sempre por dentro do que está mudando nas relações de trabalho empregado-empregador.
ADMINISTRATIVO
Os sindicatos também oferecem espaços para as cooperativas realizarem eventos e palestras. Atualmente, está em curso o planejamento de um banco de talentos on line, com currículos e vagas de trabalho e que poderá ser acessado pelas cooperativas.
SAIBA MAIS
Quer saber mais sobre como a atuação do sistema sindical melhora a rotina operacional, fortalecendo as cooperativas do país? Basta acessar os vídeos que a CNCoop preparou para você.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet