NOTÍCIAS | SUSTENTABILIDADE
Quarta-Feira, 10 de Agosto de 2022, 10h:03
Sistema OCB/MT adere ao Comitê Gestor do Plano ABC+
Plano para adotar práticas sustentáveis em MT
Sistema OCB/MT adere ao Comitê Gestor do Plano ABC+

O Comitê Gestor do Plano de Agropecuária de Baixo Carbono é mais uma oportunidade da OCB/MT de levar as demandas das cooperativas de Mato Grosso

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT, assinou a adesão ao Comitê Gestor do Plano de Agropecuária de Baixo Carbono (Plano ABC+), com outras 26 entidades no Estado, com a gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Sedec MT. O Comitê é responsável pela implementação do Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+ MT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA.

“É importante o movimento cooperativista participar de órgãos que assessoram as instituições públicas e privadas na organização, aprimoramento e execução de políticas públicas. A OCB.MT participa de Câmaras, Conselhos, Comitês e Grupos Estratégicos nos mais diversos setores econômicos e isso contribuiu com o desenvolvimento do cooperativismo, onde levamos as demandas das nossas cooperativas”, disse o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.

A proposta é ampliar as ações do Plano ABC+ na conservação dos recursos naturais para fomentar a sustentabilidade e promover as tecnologias de baixa emissão de carbono no campo. Entre as tecnologias que devem ser fomentadas por meio do plano ABC+ estão as práticas para recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto de grãos e hortaliças, bioinsumos, dentre outras medidas sustentáveis que podem ser aplicadas na atividade agropecuária.

Plano ABC +

O Plano ABC+ é uma política pública do Governo Federal composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de algumas tecnologias agropecuárias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de GEE e combate ao aquecimento global.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet