NOTÍCIAS | CRÉDITO
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021, 13h:18
Sicredi promove formação de Educação Financeira a professores
Jornada da Educação Financeira nas Escolas 

Assessoria Sicredi Celeiro do MT/RR
Sorriso (MT)
noticias@ocbmt.coop.br

Divulgação

Sicredi promove formação de Educação Financeira a professores

Professores receberam kits físico e digital com materiais de apoio para estudos

Inicia nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, a partir das 19h30 para os professores da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, em Sorriso, a formação Jornada da Educação Financeira nas Escolas. O formato será o online, com a agenda continuando também na próxima semana. A iniciativa é da Fundação Sicredi, em parceria com a cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR e Prefeitura Municipal de Sorriso.  

A Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Celeiro MT/RR, Aline Dessbesell, explica que a Jornada da Educação Financeira nas Escolas integra a segunda fase do Programa Nacional de Educação Financeira do Sicredi conhecido como Cooperação na Ponta do Lápis. A Jornada busca capacitar os educadores, conectando a educação financeira ao currículo escolar. Além de Sorriso, outros cinco municípios brasileiros foram selecionados para desenvolverem o projeto piloto. 

“A Jornada representa uma formação completa para os(as) professores(as). Por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, o Sicredi compartilhará uma metodologia para realizar a construção de estratégias pedagógicas de um jeito simples, conectando os temas da educação financeira com as habilidades e áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utilizando situações e objetos do dia a dia que dialoguem com a realidade da comunidade escolar ”, ressalta Aline Dessbesell. 

A jornada de formação dos educadores da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva terá duração de 25 horas. Ao longo do ano letivo, os professores devem trabalhar o tema educação financeira de maneira interdisciplinar nas turmas do 2º ao 5º Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A iniciativa envolve cerca de 150 alunos e toda a comunidade escolar, levando assim o conhecimento e a reflexão sobre a relação com o dinheiro.

A diretora da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva, Eleida Marangon Debastiani, destaca a sinergia e alinhamento entre a Jornada da Educação Financeira nas Escolas e os documentos da educação brasileira que orientam as competências a serem desenvolvidas com os estudantes em sala de aula.  

“As nossas expectativas são grandes e estamos nos sentindo muito honrados por sermos a escola piloto para a implantação inédita da formação. A Jornada da Educação Financeira nas Escolas vem ao encontro da BNCC e ao Documento de Referência Curricular (DRC) do município de Sorriso, pois nosso objetivo é trabalhar a educação financeira com as crianças para que desde cedo comecem a elaborar os conhecimentos voltados ao universo financeiro. Desta forma acreditamos contribuir para o ensino da matemática e levar a melhor compreensão das relações das questões financeiras no seu cotidiano”, expressou a diretora. 

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, ressalta que as iniciativas de educação financeira nas escolas estão linhadas ao planejamento escolar. “Esta iniciativa visa uma formação às crianças, preparando-as para uma vida financeira sustentável. Preparar e dar autonomia aos educandos a administrar com consciência e controle, aprendendo a planejar, economizar e poupar para um futuro com estabilidade e investimentos seguros”, pontuou. 

Sobre a Sicredi Celeiro MT/RR 

A Sicredi Celeiro do MT tem sua sede instalada em Sorriso, município situado a região centro norte do Estado. Integram hoje sua área de atuação, além de Sorriso, os municípios de Sinop, Vera, Feliz Natal, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Cláudia e União do Sul, onde a Cooperativa tem instalada 15 agências, incluindo os Distritos de Boa Esperança, Primavera e Água Limpa. 

Sobre o Sicredi  
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).  

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará, Acre e Amazonas, tem mais de 500 mil associados, com 201 agências em 152 municípios. 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet