NOTÍCIAS | RAMO CRÉDITO
Quinta-Feira, 16 de Maio de 2019, 10h:32
Sicredi participa da Semana ENEF
Cooperativa intensificará participação
SICREDI - SEMANA ENEF.jpg

 

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados, reforça em 2019 a sua participação na 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, também conhecida como Semana ENEF, realizada anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para estimular o debate sobre o tema na sociedade. O conceito da instituição neste ano será “#Fiquenoverde - Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”. A Semana ENEF acontece entre 20 e 26 de maio, período em que o Sicredi vai intensificar suas ações em todo o País e no ambiente virtual.
Segundo Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi, além de disseminar o tema educação financeira, o Sicredi pretende ampliar sua participação na Semana Nacional de Educação Financeira, que em 2018 impactou mais de 72 mil pessoas. “Educação financeira é uma bandeira para o Sicredi e a visibilidade dada ao tema durante a Semana ENEF potencializa a efetividade dessas ações, o que é muito relevante para que haja um aumento da consciência sobre a importância de ter uma vida financeira equilibrada”, afirma Balzan.
As iniciativas programadas pelo Sicredi para o período têm o objetivo de atingir colaboradores, associados e, especialmente, famílias com crianças e adolescentes, pois um dos objetivos deste ano é destacar quanto o conhecimento a respeito da administração de gastos pode trazer de benefícios se o tema fizer parte do nosso dia a dia desde a infância.
Para os associados, o Sicredi está disparando mensagens via SMS com dicas sobre poupança, cálculo de receitas e despesas, passos para uma gestão financeira eficaz, organização de orçamento e sobre como aproveitar oportunidades de negócio. Além disso, por meio de suas 114 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi e mais de 1.700 agências, a instituição realizará ações em 22 estados e no Distrito Federal.
Nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro as cooperativas realizam o projeto “Cooperação na Ponta do Lápis”, que foi criado em 2017 e leva oficinas gratuitas de educação financeira para centenas de municípios. A ação envolve colaboradores voluntários das cooperativas que são capacitados com conteúdo baseado no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central.
No ambiente virtual, as dicas para uma vida financeira mais saudável estarão concentradas em um espaço permanente, dedicado exclusivamente ao tema, que ficará hospedado no site do Sicredi a partir de 20 de maio (www.sicredi.com.br/educacaofinanceira). A página inclui conteúdos voltados aos jovens, como histórias interativas que contam a origem do dinheiro, materiais para oficinas com grupos de crianças, livros, e-books e vídeos, além de um teste para descobrir seu perfil financeiro e compartilhar o resultado nas redes sociais.
Uma das grandes novidades deste ano é a parceria do Sicredi com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), que traz os personagens da Turma da Mônica de volta aos gibis para falarem de educação financeira de forma leve e divertida. Os gibis serão distribuídos gratuitamente pela instituição em diversas agências espalhadas pelo Brasil. A nova série em quadrinhos também deu origem a três vídeos animados da Turma da Mônica que estão disponíveis nas redes sociais do Sicredi.
Já para os colaboradores, a instituição aposta em ações de endomarketing. Os mais de 26 mil profissionais receberão mensagens via e-mail, intranet e por meio de uma rede social corporativa utilizada pelo Sicredi. A instituição também vai promover palestras, indicar cursos de gestão de finanças pessoais oferecidos pelo Banco Central do Brasil e pelo Sebrae e ainda distribuir panfletos e camisetas para engajar a equipe na campanha #Fiquenoverde. O ambiente de trabalho, incluindo agências, vai receber intervenções, onde os associados locais também terão acesso a dicas para uma vida financeira mais sustentável.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet