NOTÍCIAS | AGRICULTURA FAMILIAR
Sexta-Feira, 01 de Março de 2019, 08h:59
Sicredi lança App para produtores
Facilidade na comercialização da produção

Assessoria de Imprensa Sicredi Centro Norte
noticias@ocbmt.coop.br

Sicredi

SICREDI

Ferramenta desenvolvida pela RedeCoop e patrocinada pelo Sicredi pretende fomentar essa etapa da atividade rural que é tão importante para as famílias.

Os produtos cultivados pelos agricultores familiares de Mato Grosso ganham uma nova vitrine, que vai potencializar o processo de comercialização. O Aplicativo da RedeCoop – organização de cooperação em rede – foi criado, está em fase de divulgação para os produtores de várias regiões do Estado e em breve entrará em plena operação. Inicialmente beneficiará produtores e compradores de cerca de 60 municípios, distribuídos em cinco regiões do Estado. O desenvolvimento do aplicativo foi patrocinado pelo Sicredi, que acredita na agricultura familiar e apoia ações que promovam o crescimento dos produtores rurais e proporcionem a melhora na qualidade de vida dessas famílias.
Nos dias 26 e 27 de fevereiro, equipe formada por representantes da Central Sicredi Centro Norte, da cooperativa Sicredi Vale do Cerrado, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), da RedeCoop e das prefeituras estiveram em Jaciara, São Pedro da Cipa, Juscimeira e Dom Aqui para divulgar o aplicativo. Participaram do encontro agricultores familiares, que gostaram da novidade.
Atualmente, 70% dos associados agro do Sicredi em Mato Grosso são da agricultura familiar. São cerca de 120 mil produtores familiares no Estado. “Isso motiva a instituição financeira cooperativa a apoiar ações que visam melhorar o ambiente de negócios desses produtores, o que é proposto com esse aplicativo. Queremos que a atividade se desenvolva e gere renda às famílias”, comenta o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Centro Norte, Ezio Filho de Almeida.
O consultor de Negócios Agro Familiar da Central Sicredi Centro Norte, Osvaldo Biazi, acrescenta que além de conceder crédito aos produtores, o Sicredi atua na promoção do planejamento e organização financeira na atividade rural, oferecendo consultoria e orientação, conforme a necessidade dos associados.
O aplicativo da RedeCoop está disponível a todos os produtores rurais associados à rede, a compradores e técnicos. Tem o objetivo de promover uma rede de distribuição dos produtos da agricultura familiar, para melhor organizar a apresentação dos produtos ao mercado. Para acessar, os usuários devem entrar a loja de aplicativos Play Store, no sistema operacional Android, e fazer o download. Pronto! Em seguida é só inserir os produtos que pretende vender para logo mais receber os pedidos dos compradores.
O aplicativo possui quatro ambientes: para o produtor, para o comprador, para o técnico e para o transporte (o motorista que fará a coleta e a distribuição dos produtos). “Quando tiver algum lote de produto para vender, o produtor fará o login e acessará o módulo de emissão da ordem de fornecimento. Vai inserir informações sobre o produto, a quantidade ofertada, a data prevista para coleta e pode, inclusive, inserir imagens”, explica o presidente da RedeCoop, Hudson Saturnino.
Ele acrescenta que os técnicos da RedeCoop receberão as informações do produto no sistema central e vão validar a venda. Em seguida colocarão os produtos na tabela de estoque, que é apresentada aos compradores. Esses, por sua vez, vão escolher os produtos que querem comprar, adicionarão ao carrinho de compras e fecharão o pedido, tudo muito simples e na palma da mão. “A comercialização da produção é um dos principais desafios da agricultura familiar. Com este aplicativo pretendemos melhorar esse ambiente, com uma logística bem planejada, eficiente e com viabilidade econômica”, comenta Saturnino.
Por falar em logística, ele afirma que a execução dessa parte tem o apoio fundamental das prefeituras municipais, por meio de suas secretarias de Agricultura, que montaram pontos de apoio para a coleta dos produtos nas cidades. Para isso, a área de atendimento abrangida pelo Aplicativo da RedeCoop está dividida em rotas, que contemplam cerca de 60 cidades. São elas: Rota Vale do Rio Cuiabá, que inclui 13 municípios; Rota Vale do Jauru, que contempla 13 cidades; Rota Aragarças, que abrange nove municípios; Rota São Lourenço, que atende 12 municípios; e Rota Guaporé, que envolve 12 localidades. “O técnico da RedeCoop vai formar as cargas e depois os caminhões irão até os pontos de coleta de cada cidade, retirar mercadorias e também entregar aos compradores, que são bares, restaurantes, supermercados, entre outros. Toda a logística foi pensada para que o transporte seja eficiente e viável economicamente”.
Entre os produtos que serão colocados nessa grande vitrine da agricultura familiar estão hortaliças, frutas, legumes, em função da quantidade produzida nas regiões. Em um segundo momento de execução do projeto está prevista a inclusão de produtos granjeiros, que exigem o transporte refrigerado.
Sobre a RedeCoop
A RedeCoop é uma rede de apoio à agricultura familiar que busca fortalecer cooperativas, associações e empreendimentos individuais voltados à produção e agroindustrialização de pequeno porte no estado de Mato Grosso. Nasceu em 2009 na cidade de São Pedro da Cipa (a 153 km de Cuiabá) para ajudar a organizar o setor produtivo da agricultura familiar, desde a produção até a comercialização. Começou pequena, atendendo apenas os produtores daquela região e aos poucos expandiu para vários municípios no Estado. Atualmente, a Rede representa cerca de 80 produtores.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet