NOTÍCIAS | DIA C
Sexta-Feira, 03 de Julho de 2020, 11h:04
Sicredi Celeiro apoia Dia C e promove ações com foco à sociedade em meio à pandemia
Junto com a comunidade

Assessoria Sicredi Celeiro do MT
Sorriso (MT)
noticias@ocbmt.coop.br

Sicredi Celeiro apoia Dia C e promove ações com foco à sociedade em meio à pandemia

Sicredi Celeiro apoia Dia C e promove ações com foco à sociedade em meio à pandemia

Em mais um ano, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal, apoia o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data é marcada pela realização de diversas ações com foco em responsabilidade social nas áreas da saúde, educação, lazer e meio ambiente promovidas pelos 13 ramos do cooperativismo atuantes no país, incluindo o do cooperativismo de crédito. O objetivo do movimento é transformar a realidade de comunidades por meio da prestação de serviços.

O Dia C ocorre sempre na mesma data em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado do mês de julho. Neste ano, o movimento acontecerá neste sábado, dia 4, e terá como tema “Com Atitudes Simples Movemos o Mundo”, focando em iniciativas beneficentes relacionadas ao novo coronavírus que as cooperativas brasileiras estão desenvolvendo desde o início do período de pandemia e estimulando a continuidade dessas ações após o Dia C. Até o momento, o Sicredi conta com mais de 500 iniciativas cadastradas para o Dia de Cooperar em cerca de 340 municípios, sendo que mais de 300 delas já foram realizadas.

A Sicredi Celeiro do Mato Grosso, neste sábado, faz duas grandes e relevantes entregas em sua área de atuação. Além de divulgar as 47 entidades sem fins lucrativos atendidas pelo Fundo Social 2020, a Cooperativa lança o Apoie, um programa que tem o objetivo de disponibilizar a entidades uma ferramenta de captação de recursos para o desenvolvimento de projetos e iniciativas.

O presidente da Cooperativa, Laercio Pedro Lenz, comemora o crescimento em relação aos números do cooperativismo na região, no Brasil e no mundo. “Cada vez mais as pessoas estão procurando se associar as cooperativas para trabalhar com elas, pois acreditam na seriedade e transparência. E não existe cooperação sem os cooperados, pois são eles que defendem nossos princípios, que apoiam econômica e socialmente nossas iniciativas”, disse o presidente, ao observar o quanto é importante reservar uma data para lembrarmos de um assunto que precisa estar em pauta todos os dias: o cooperativismo.

O Apoie já tem 14 entidades cadastradas em sicredinacomunidade.com.br, entidades estas que já receberam o apoio da Cooperativa por meio do Fundo Social. “As entidades beneficiadas pelo Programa Sicredi na Comunidade por meio do Fundo também passam por uma avaliação prévia antes de receberem o apoio do Sicredi. Um dos benefícios com este lançamento é a oportunidade de receberem a partir de agora doações voluntárias de pessoas da comunidade, cujos valores serão destinados diretamente para a conta da entidade”, destaca o diretor executivo da Cooperativa, Marcio Abreu.

A Sicredi Celeiro do MT, conforme observa o diretor, acredita que este Programa contribui com as entidades no sentido de permitir que suas ações possam ter continuidade, beneficiando na área de atuação da Cooperativa milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. “Estamos entregando uma ferramenta de auxílio as entidades, oportunizando que elas consigam atingir os objetivos para os quais foram criadas”, disse ele.

Segundo o presidente Laercio Lenz, as entidades da região estão comprometidas com o bem e existem muitos exemplos de ações que tem uma relevância expressiva. “Conhecemos muitos projetos e esperamos que este momento de pandemia mostre mais ainda às pessoas, sobre a importância de olhar para próximo e voluntariamente ter participação ativa na sociedade”, salientou.

As iniciativas do movimento Dia C estão alinhadas com os “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que contam com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Em 2019, do total de ações realizadas no Dia C, 765 delas foram promovidas pelo Sicredi e beneficiaram mais de 260 mil pessoas, envolvendo 21,7 mil voluntários.

“O Dia de Cooperar é uma grande oportunidade de celebrar a solidariedade e colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo. O Sicredi tem um compromisso com o desenvolvimento econômico e social e a cooperação é a principal ferramenta do nosso modelo de atuação. Neste ano, em função das recomendações de distanciamento social, a celebração terá que ser feita de maneira adaptada, contando o recurso das plataformas digitais, mas o mais importante é sensibilizar as pessoas e estimular a realização das ações de benefício social que já estão sendo realizadas desde o início da pandemia e continuarão depois da data”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi.

Para conferir mais informações sobre o Dia de Cooperar, acesse: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet