NOTÍCIAS | DIA C
Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019, 09h:03
Sicredi beneficia mais de 100 mil pessoas
Ações do Dia de Cooperar

Assessoria Sicredi Centro Norte
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

 

Sicredi

Sicredi beneficia mais de 100 mil pessoas

Sicredi beneficia mais de 100 mil pessoas

O interesse pela comunidade é um dos sete princípios do cooperativismo. E no primeiro sábado de julho (06.07), as cooperativas do Sicredi na região Centro Norte (que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre) colocaram esse princípio em prática numa proporção ainda maior com a realização de ações no Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C. Na área de atuação da Central foram promovidas 102 ações nas áreas de cultura, educação, esporte e lazer, integração, responsabilidade social, bem-estar e saúde, atingindo um total de 107.053 pessoas. Os números surpreenderam.

O Dia C é promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. As atividades são realizadas por voluntários, que na região Centro Norte somaram 3.770. As ações promovidas pelas cooperativas do Sicredi beneficiaram 41.362 pessoas diretamente e outras 65.691 indiretamente em 90 municípios dos estados da área de atuação da Central.

O diretor-executivo da Central Sicredi Centro Norte, Seneri Paulo, afirma que a instituição financeira cooperativa acredita no trabalho conjunto, com oportunidades para todos, e nas ações que impactam diretamente na vida das pessoas e transformam a realidade da comunidade local. “Mais que ajudar, fazemos juntos para fazer a diferença na vida das comunidades onde atuamos. O cooperativismo tem como premissa o desenvolvimento local nos pilares econômico, social e ambiental”.

Para o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte, Efrain Ricca, o Dia C é mais que praticar a solidariedade, é a oportunidade de gerar resultados positivos para o desenvolvimento dos colaboradores, dos associados e das comunidades onde o Sicredi está presente. “Este ano tivemos cooperativas que praticaram também a intercooperação, outro princípio do cooperativismo. A união de várias cooperativas resultou em eventos maiores neste Dia C, que atenderam uma quantidade maior de pessoas”.

Entre as ações do Dia C que foram realizadas por intercooperação está o Multicoop na Comunidade, em Rondonópolis, numa parceria entre a cooperativa Sicredi Sul MT, a Coopercotton, a Coopercicla, a Coomser, a Comajul, a Cooperflora, o Sicoob, a Uniprime e a Unimed, além da Associação dos Lojistas e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir). As ações de cidadania, lazer, saúde e bem-estar, bem como atendimento médico para crianças e adultos, assessoria jurídica, cadastro de estágio e emprego, coleta de materiais recicláveis, consulta ao SCPC, corte de cabelo e recreação para as crianças atraíram cerca de 3 mil pessoas, sendo que o atendimento foi feito para mil pessoas. Também houve a distribuição de água, refrigerante, pipoca, algodão doce e picolé.

O Dia C em Rondonópolis foi realizado no campo de futebol Ananias, no bairro Alfredo de Castro e reuniu centenas de voluntários. Ao fim das atividades, o presidente da Sicredi Sul MT, Marco Túlio Duarte Soares, afirmou que foi uma grande alegria celebrar o Dia C. “Uma ação que não foi só da nossa cooperativa, mas de muitas. Isso faz parte da nossa essência. Ao unir forças e celebrar com outras cooperativas foi possível realizar um grande evento, com muita alegria e harmonia para uma população que precisa desse tipo de serviço”. Na ocasião, o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, acrescentou que o cooperativismo é formado por pessoas dispostas a transformar realidades. “Este ano Mato Grosso conta com mais de 10 mil voluntários envolvidos e beneficiando mais de 100 mil pessoas. Isso tem valor imensurável”.

Outra cooperativa que realizou o Dia C por intercooperação foi a Sudoeste MT/PA, que em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Paragominense (Coopernorte) atendeu cerca de 8 mil pessoas no Dia da Família no Parque, realizado no Parque Ambiental Adhemar Monteiro, em Paragominas (PA). Foram 400 voluntários e 55 entidades parceiras que trabalharam em ações relacionadas à saúde, educação, esporte, lazer, meio ambiente, social (com solicitação de 2ª via de documentos) e estética. Produtores rurais familiares do projeto “Hoje tem Feira” também participaram e puderam comercializar parte da produção. Na opinião do conselheiro administrativo da Sicredi Sudoeste MT/PA, Tomas Peres, a ação cooperativista muda o mundo. “É com muito orgulho que desenvolvemos a ação no município, pois o cooperativismo é a chave para uma sociedade melhor. Nós só temos a agradecer aos voluntários que se doaram nesse dia, e aos participantes que puderam aproveitar o que oferecemos com muito carinho”.

Na Sicredi Celeiro do MT, as ações de voluntariado do Dia C começaram no último sábado e vão até agosto. As ações realizadas até agora beneficiaram mais de mil pessoas diretamente nos oito municípios atendidos pela cooperativa, com cerca de 300 voluntários. As ações envolvem educação financeira para crianças, saúde e bem-estar para pessoas na terceira idade, esporte e lazer como a caminhada e a pedalada do cooperativismo, além de ações voltadas ao meio ambiente com foco em mudanças climáticas e plantio de mudas de ipês.

Em Cuiabá, pelo 4º ano seguido, a cooperativa Sicredi Ouro Verde, em parceria com a Coabra, realizou o Encanto da Beleza para mulheres atendidas pela Associação do MT Mamma Amigos do Peito (Associação de trabalhadores voluntários contra o câncer de mama). A ação atendeu 50 mulheres que foram recebidas na sede da entidade para um café da manhã com música, alegria e muito carinho, algumas horas com maquiagens e fotografias. O objetivo é ajudar a resgatar a autoestima delas durante o tratamento. Em um segundo momento da ação será feita a entrega das fotografias.

As iniciativas do Dia C estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o território nacional. Este ano, o Sicredi conta com o apoio de mais de 26 mil colaboradores e da comunidade para realização de ações gratuitas nos 22 estados e no Distrito Federal, onde está presente. Para conferir mais informações sobre o Dia de Cooperar, acesse: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.

ASSESSORIA DE IMPRENSA SICREDI CENTRO NORTE

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet