NOTÍCIAS | DIA C
Quinta-Feira, 01 de Julho de 2021, 09h:37
Sicredi apoia Dia C e realiza campanha nacional de doação de alimentos
Em 2020, instituição financeira cooperativa beneficiou 4,1 milhões de pessoas

Assessoria Sicredi Centro Norte
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Diante das dificuldades geradas por conta da pandemia de covid-19, as ações de responsabilidade social passaram a ganhar ainda mais importância. Em função disso, neste ano, o Dia C (Dia de Cooperar), movimento organizado nacionalmente pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), que mobiliza o segmento com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios do cooperativismo, busca auxiliar a sociedade a minimizar os impactos a partir da arrecadação de alimentos.

A iniciativa, celebrada no Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano se comemora em 3 de julho, tem o mote “Vem Transformar”, e a Fundação Sicredi, em contribuição a Agenda Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), realiza uma campanha nacional de arrecadação de recursos para a compra de alimentos que serão direcionados para pessoas em situação de insegurança alimentar. A arrecadação acontece até o dia 18 de julho e é aberta a participação de todos. As doações podem ser realizadas por meio do endereço www.sicredi.com.br/site/diac/. Os donativos também podem ser feitos por meio do PIX, com a chave de e-mail “facoparte@sicredi.com.br”.

Seguindo a dinâmica de gerar impacto local que permeia o cooperativismo, os valores arrecadados em cada região serão destinados à doação de alimentos naquela mesma localidade. Ao final da campanha, na página da iniciativa, será realizada a prestação de contas, com informações sobre valores, quantidade e instituições ou projetos beneficiados. Além das doações por meio de valores, diversas cooperativas do Sicredi estarão arrecadando alimentos não perecíveis, entre outras ações de benefício social nas mais de 1,5 mil cidades em que a instituição está presente.

No ano passado, o Sicredi, por meio de suas 108 cooperativas de crédito, realizou, ao todo, 1.033 ações de cunho social, que beneficiaram 4,1 milhões de pessoas nas comunidades de 612 cidades. A instituição contou com o apoio de mais de 30 mil voluntários, entre eles, seus próprios colaboradores. O impacto das ações do Sicredi representou mais de 50% das pessoas beneficiadas e quase 1/3 do total de iniciativas do Dia C foram realizadas por alguma de suas cooperativas. No total, em 2020, o Dia C beneficiou mais de 7,8 milhões de pessoas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

“Atitudes simples movem o mundo e, diante de um momento tão desafiador, estamos mais do que nunca colocando em prática nossos valores e princípios. Ao apoiar novamente o movimento do Dia C permanecemos ao lado dos nossos associados, colaboradores e das comunidades no enfrentamento da pandemia e seus efeitos, este ano com foco na arrecadação de alimentos”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi.

Origem do Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador em Minas Gerais. Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.

Informações para depósito:
Sicredi – código 748
Agência: 0100
Razão Social: Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural do Sistema de Crédito Cooperativo
CNPJ: 07.430.210/0001-69

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet