NOTÍCIAS | CRÉDITO
Sexta-Feira, 10 de Dezembro de 2021, 08h:20
Sicoob União MT/MS realiza primeira convenção estratégica
Foco principal do evento foi a “gestão por propósito”

Assessoria Sicoob União MT/MS
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Sicoob União MT/MS realiza primeira convenção estratégica

Foco principal do evento foi a Gestão por Propósito

O Sicoob União MT/MS realizou no dia4 de dezembro, de maneira virtual, a Convenção Estratégica 2021, com a participação de dirigentes e colaboradores. O evento, que teve como tema “Unicircus – A magia de entender e solucionar”, é parte de um trabalho que vem sendo realizado junto à cooperativa pela Yassaka Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial, que conduziu a dinâmica por meio da participação dos educadores Kasuo Yassaka e Jean Maicel.

Sócio regional da Yassaka, Jean explicou que o programa de formação com o Sicoob União MT/MS vem sendo realizado há cerca de oito meses e seu foco é a “gestão por propósito”. “É conseguir trabalhar o equilíbrio entre pessoas e resultados, o que está muito ligado à essência do cooperativismo. O social e o econômico têm que existir, os dois precisam estar juntos”, definiu. Depois de desenvolver ações voltadas ao despertar da consciência e competências, a convenção é o momento em que é feita a disseminação para todos os colaboradores, explicou.

O tema tem uma importância estratégica dentro desse objetivo. “Nesse trabalho nosso sempre trazemos os temas, o assunto, de forma muito lúdica, até para facilitar o entendimento. E a construção dessa temática da convenção, Unicircus, foi feita em conjunto com as lideranças da cooperativa”, ressaltou. Segundo Jean, a arte circense tem muito a ver com o momento que o Sicoob União MT/MS está vivendo, em que é preciso ser consciente, ter criatividade, encantar e evoluir. “Usamos como exemplo o Cirque Du Soleil. Antes tínhamos espetáculos com animais. Olha só como evoluiu. Olha quanto que o Sicoob União MT/MS tem evoluído, o quanto é importante continuar evoluindo”, frisou.

A Convenção Estratégica contou com a participação de membros da direção da cooperativa e também de convidados do Sicoob Central Rondon. Entre os participantes da Central, o diretor executivo Clademir Salmória abordou o tema “O cooperado no centro da experiência”, o diretor administrativo Emilio Júnior falou sobre “Transformação e cultura digital”, e o gerente de desenvolvimento e negócios Orleans Cichaczewski sobre “Investimentos, oportunidades e desafios”. Durante o evento também foi aberto espaço para as equipes das agências espalhadas pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pudessem interagir com os presentes. 

Para Volmir Bassani, gerente da agência de Santa Rita do Trivelato (MT), a convenção vem fortalecer o trabalho que está sendo executado, ao mesmo tempo que mostra formas diferentes de atuar localmente, com base na realidade de cada região. “Achei bacana a participação não só dos colaboradores que estão trabalhando diretamente com a Yassaka, mas de todos. A possibilidade de participação dos nossos delegados, que são os nossos representantes perante a comunidade, os associados”, opinou.

Para o gerente, a Convenção foi muito bem conduzida. De uma forma leve, agradável e eficiente. “Nós ficamos aqui um período bem longo, mas ele não se tornou cansativo, porque os assuntos que foram abordados foram de interesse nosso. Ao mesmo tempo foram trabalhados de uma forma que houve compreensão de quem estava assistindo”, enalteceu, elogiando também a temática circense.

A presidente do Sicoob União MT/MS, Aifa Naomi, explicou que, diferente do “Movimento”, realizado até então, a Convenção mostrou o trabalho que vem sendo feito pela consultoria no sentido de promover o resgate da essência da cooperativa, trabalhando os valores e propósito do Sicoob. “Nós já fazíamos isso, mas sem uma instrução mais técnica. Fazíamos mais com o sentimento, com a nossa intuição, com o conhecimento adquirido ao longo do tempo. Hoje, fazemos com tudo isso, mas com o apoio de uma empresa especializada. Para que possamos fazer ainda melhor o nosso papel cooperativo, que é ajudar, de fato, a gerar riqueza e prosperidade nas comunidades em que estamos inseridos”.

Aifa lembrou que o social tem que existir sempre, em qualquer situação, mas sem esquecer jamais o viés econômico. “Nossa missão é com o nosso jeito cooperativo, com a nossa essência cooperativa, gerar riqueza e prosperidade para incluir mais gente e as pessoas serem mais felizes, terem mais dignidade, serem mais aceitas. Por isso o econômico jamais pode sair do nosso radar. O nosso negócio tem que dar resultado e temos que fazer com que vivamos isso sem nos sentirmos culpados. Está provado, onde o cooperativismo de crédito chega e coloca um real, esse real se transforma em 2,45. É inquestionável. Geramos riqueza desde que façamos o que temos que fazer”, finalizou.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet