NOTÍCIAS | RAMO CRÉDITO
Terça-Feira, 28 de Maio de 2019, 10h:51
Sicoob realiza palestra sobre educação financeira
Palestra na Escola de Contas do TCE-MT

Pau e Prosa Comunicação
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

SICOOB.jpg

 

O Sicoob Integração promoveu uma palestra no dia 23 de maio para servidores públicos da ativa e aposentados na Escola Superior de Contas do TCE-MT. A atividade fez parte da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, que ocorreu de 20 a 26 de maio em todo o país. O objetivo é auxiliar as pessoas, sejam elas associadas ou não, a desenvolverem uma relação satisfatória com o dinheiro.
A palestra, que teve um tom de bate-papo, foi proferida pela assessora de Negócios do Sicoob Integração Emanueli Silva, especializada em Educação Financeira. Ela explicou que a ação faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e a cooperativa, como parceira, se dispôs a realizar uma série de visitas com o objetivo de disseminar esses conhecimentos. Além do TCE-MT, estão previstas palestras em instituições de ensino, como escolas e faculdades.
A ideia é instruir os participantes sobre como fazer um orçamento familiar eficaz e assim ter condições de realizar sonhos e garantir a independência financeira durante a aposentadoria. Não é uma tarefa fácil, reconheceu Emanueli. Mas ela garante que é plenamente possível. Segundo a palestrante, é preciso mudar modelos mentais e culturais, ter disciplina e buscar também a conscientização dos familiares.
“A relação das pessoas com o dinheiro é complicada, especialmente o servidor público. Hoje temos vários servidores aposentados que estão endividados por não terem se preparado e por quererem manter o mesmo padrão de vida de quando estavam na ativa”, alerta. Emanueli lembra que atualmente é bastante comum ver aposentados que, além de experimentarem o aumento de despesas típico dessa fase da vida, ainda auxiliam filhos e netos.
Emanueli conta que dentro da semana ainda estão previstas duas palestras em escolas públicas, mas o trabalho se estenderá para além do período. “Na terça-feira (28) temos em Juara, junto com a Faculdade de Administração da Unemat. Estamos inserindo isso no dia a dia da sociedade porque é uma forma de mudar o perfil das pessoas e a cooperativa tem esse papel, de levar a educação financeira para a comunidade em que está inserida”, frisa.
A funcionária aposentada do TCE-MT Maria Mirene Sales elogiou a iniciativa. Para ela, a proposta é bastante válida porque as pessoas têm uma dificuldade natural em lidar com orçamentos. E a situação piora quando acontecem mudanças nos calendários de pagamentos, como ocorreu em Mato Grosso, exemplifica. “É muito bom ter conhecimento para direcionar as finanças. Buscar o equilíbrio é importante. Precisamos saber eleger as prioridades”, reconhece.
Para o servidor Wises Martins Monteiro, que identificou a necessidade de conscientização de todos em casa, o desafio maior será convencer a família. “É difícil. A gente acaba fazendo as vontades da mulher e dos filhos. Vou tentar conversar, demonstrar, levar uma planilha para ver se conscientizo a minha esposa disso para a gente mudar essa situação”, garante.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet