NOTÍCIAS | CRÉDITO
Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 08h:32
Sicoob Fronteiras realiza 1ª AGO virtual
Novo sistema durante a pandemia

Assessoria Sicoob Fronteiras
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Sicoob Fronteiras

Sicoob Fronteiras realiza 1ª AGO virtual

Sicoob Fronteiras realiza 1ª AGO virtual

O Sicoob Fronteiras fechou o mês de maio vivendo momentos marcantes em sua história. Depois de completar um ano dentro do novo sistema, a cooperativa realizou a primeira assembleia geral sob a nova marca e de uma maneira totalmente nova: via internet. Além de contar com boa participação dos cooperados, a singular apresentou seus resultados e os novos planos de expansão.

O diretor administrativo Tiago Zandoná considera a realização, tanto da pré-assembleia, no dia 26/05, como da AGO e da AGE, na última quinta-feira (28 de maio), um marco na trajetória recente da cooperativa. Por mais que esses avanços tenham sido acelerados em virtude da pandemia de coronavírus e do fato de os cooperados terem utilizado exclusivamente um aplicativo novo, o Sicoob MOOB, a participação superou as expectativas.

Segundo ele, a pré-assembleia contou com 147 participantes, enquanto a AGO e a AGE tiveram 44. “Foi bem interessante”, frisou. O sistema também se mostrou mais inclusivo, na medida em que facilita o acesso. “Você não precisa se deslocar, pode participar de qualquer lugar. Pode estar fazendo atividades físicas e escutando a transmissão, aproveitando o conteúdo que está sendo compartilhado”, exemplifica.

“Eu sou um defensor, já há muito tempo, de que o processo assemblear precisa ser mais dinâmico, mais envolvente e mais convidativo. E eu acho que esse foi um grande passo para isso. Temos que manter, claro, a formalidade pela exigência da prestação de contas, mas também não precisamos fazer disso um ambiente monótono ou maçante para o cooperado”, analisa.

O diretor ressalta ainda a necessidade de fazer com que o cooperado se sinta confortável e realmente entenda o que está sendo falado. “Como falamos de peças contábeis, é uma linguagem mais técnica, procuramos utilizar em ambas uma maneira muito didática, explicativa, orientativa. Para que realmente consiga entender os números, de onde provém e a importância de cada um deles com exemplos práticos”, descreve.

Deliberações

Em relação aos resultados, Tiago destaca que em abril deste ano o Fronteiras completou um ano de Sicoob e conseguiu manter a média de crescimento da cooperativa mesmo em meio à transição. De acordo com o diretor, foi possível perceber uma ótima aceitação da marca Sicoob, especialmente dentro de Mato Grosso, onde a singular começou a se expandir, abrindo uma agência em Pontes e Lacerda – e com processos adiantados para abertura de mais três, em Mirassol D’Oeste, Barra do Bugres e São José dos Quatro Marcos.

“Tem o peso da marca e também a vinculação de outros produtos que nós passamos a ter. É o caso do seguro e consórcio muito mais competitivos no mercado, a poupança, que nós não tínhamos e agora conseguimos oferecer aos nossos cooperados, previdência privada e também o crédito rural repassado pelo Governo Federal, que não acessávamos antes”, acrescenta.

Na assembleia também foi feita uma reforma no estatuto, tanto para adequá-lo ao padrão do Sistema Sicoob como para definição da área de ação, que agora abrange o estado de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Podemos associar cooperados domiciliados em qualquer desses estados em toda sua extensão”, explica.

Os cooperados também decidiram em relação a itens como políticas institucionais, demonstração contábil, prestação de contas, a destinação das sobras e a fixação dos honorários. A assembleia optou por fazer a integralização e utilizar as sobras para o fortalecimento do capital social dos cooperados. Já os honorários foram colocados em pauta mais para mostrar o compromisso do Fronteiras com os cooperados, esclareceu Tiago. “Não propusemos nenhum tipo de reajuste para este exercício em função do novo coronavírus”, frisa.

O diretor faz questão de ressaltar também o envolvimento e o empenho de todos os colaboradores e conselheiros dentro desse processo, no sentido de mobiliar o quadro de cooperados para participarem das assembleias digitais. “Eles foram primordiais para que tudo desse certo”, enaltece.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet