NOTÍCIAS | RAMO CRÉDITO
Quinta-Feira, 28 de Março de 2019, 10h:31
Sicoob é sucesso no cenário nacional
Sob liderança feminina

Pau e Prosa Comunicação
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria Sicoob Central Rondon

sicoob-16.JPG

Sicoob é sucesso no cenário nacional

O Sicoob Central Rondon experimenta um momento histórico desde a criação, há 25 anos, junto com o sucesso da cooperativa está o destaque para a economista Aifa Naomi Uehara de Paula, que vem sendo referência no país como exemplo da força feminina dentro do cooperativismo financeiro. Ela é a única mulher no comando de uma central do sistema – que hoje somam 16 -, englobando os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com previsão de chegar a Rondônia no mês de abril.
Aifa comemora o crescimento de cerca de 300% em três anos, alcançando R$ 1 bilhão em ativos e ainda a chegada, recentemente, à marca dos 50 mil associados. O Sicoob Central Rondon foi um dos que mais cresceu em estrutura, com a inauguração de novas agências, além de buscar a ampliação de sua área de atuação, com plano de filiação da cooperativa rondoniense Sicoob Fronteiras.
A marca é importante porque os ativos são recursos que a cooperativa administra, o dinheiro em conta, empréstimos concedidos e demais movimentações. “A conquista retrata um desenvolvimento consistente, sólido, sustentável, além de representar um impacto direto na oferta de produtos, serviços e crédito. O aumento de ativos reflete uma maior confiança do associado na instituição financeira”, analisa Aifa Naomi.
Sob seu comando, a instituição experimentou nos últimos anos um crescimento histórico, o que lhe garantiu status de case de sucesso em âmbito nacional. A instituição conquistou tais avanços em pleno cenário de crise econômica, virando exemplo hoje “exportado” para outras integrantes do sistema. Única mulher presidente de uma central do Sicoob, a executiva orgulha-se de ter participado ativamente dessa transformação.
“Esses resultados refletem um trabalho de anos, com a modernização e profissionalização de processos, ações concretas de expansão e investimento na estruturação tanto da Central como das cooperativas e suas agências”, ressalta. Forma-se, assim, um círculo virtuoso, define. O maior volume de movimentação aumenta a participação das cooperativas na economia dos dois estados e permite que ganhem fôlego para investir ainda mais em crescimento.
Em 2018, foram inauguradas várias agências novas, além da reestruturação ou ampliação das outras já existentes. “Assim podemos atender melhor o associado e fazer frente ao movimento de adesão que vem se intensificando nos últimos anos”, frisa. Somente no ano de 2018, a Central Rondon contou com um aumento de 30% no volume de cooperados. Em um ano, portanto, cresceu praticamente o equivalente a um terço do que se verificava no período anterior.
Aifa retoma o assunto ativos para ressaltar que no ano passado, mesmo diante de um quadro econômico desfavorável, a Central experimentou um aumento de 57% em relação ao exercício anterior. Já o patrimônio líquido teve um incremento de 28%, com 22% a mais de sobras à disposição dos associados.
“Isso foi possível porque mais pessoas estão acreditando e fazendo suas movimentações com o Sicoob. Esse crescimento nos ativos aumenta a nossa participação no mercado enquanto sistema cooperativo frente às instituições bancárias. As pessoas que movimentavam apenas com um banco começam a fazer seus negócios com a cooperativa e isso é importante para consolidar a posição do cooperativismo nos estados em que atuamos”, reforça.
Empoderamento feminino
Aifa Naomi contabiliza mais de 20 anos de atuação no cooperativismo financeiro de Mato Grosso, sendo sócia fundadora e diretora do Sicoob União MT/MS. Foi funcionária do Poder Judiciário de Mato Grosso por 30 anos sempre atuando na área financeira e de planejamento. Economista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é pós-graduada em Gestão de Cooperativas e possui MBA em Administração Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de certificada pelo Programa de Educação Executiva da Fundação Dom Cabral.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet