NOTÍCIAS | LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021, 16h:46
Reunião debate impactos da lei do licenciamento ambiental no cooperativismo
Live promovida pela OCB/MT contará com a participação do deputado Neri Geller, relator do projeto

Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

Divulgação

Lei Geral do Licenciamento Ambiental e o Cooperativismo

Deputado Federal, Neri Geller -(PP/MT)

O deputado Neri Geller (PP-MT) participa nesta segunda-feira (12) de reunião virtual com as cooperativas de Mato Grosso para debater as propostas do Projeto de Lei (PL) 3729/2004, que trata do licenciamento ambiental no Brasil. O evento, promovido pela OCB/MT (Organização das Cooperativas Brasileiras), será realizado às 15h30 (horário local) em plataforma online.

Segundo o deputado, o foco do projeto é promover agilidade e menor custo ao empreendedor; aumentar a segurança jurídica e operacional do processo; e manter a proteção dos ativos ambientais. Para ele, a participação das cooperativas é fundamental para que se possa discutir os impactos da proposta para o setor.

“A opinião das lideranças do cooperativismo é importante para amadurecermos o debate e buscarmos um texto de equilíbrio que traga maior eficiência ao processo de licenciamento e proteção ambiental”, afirma Geller.

O tema faz parte da agenda institucional do cooperativismo para 2021 e entre as prioridades sugeridas pela OCB estão a possibilidade de assegurar autonomia para estados e municípios na implementação da norma; de adequar as exigências de licenciamento às características específicas de cada empreendimento; e de dar maior previsibilidade na análise dos procedimentos por parte dos órgãos públicos.

Além disso, a OCB considera importante conferir tratamento adequado para as atividades agropecuárias, considerando como não sujeitas a licenciamento ambiental aquelas que já tenham prestado informações ambientais nos demais cadastros existentes e que contenham obrigações ambientais decorrentes diretamente da legislação.

O objetivo de Geller é que o projeto seja votado ainda no primeiro semestre deste ano. “Temos cerca de R$ 130 bilhões em investimentos travados em decorrência do excesso de normas, decretos, portarias estaduais e resoluções existentes. Precisamos simplificar esse processo e garantir segurança jurídica para que a legislação seja cumprida com rigor e eficiência”, complementa.

ASCOM OCB
Rosana Vargas - (65) 9 9971 3959
Raquel Sacheto (61) 9 9961-3715

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet