NOTÍCIAS | RAMO CRÉDITO
Quinta-Feira, 28 de Março de 2019, 10h:19
Programa A União Faz a Vida do Sicredi
Ciclo de Semanas Pedagógicas é encerrado

Assessoria Sicredi Noroeste MT e Acre - Renan Gomides
Araputanga/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria Sicredi Noroeste MT e Acre

SICERDI - PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA.jpg

Programa A União Faz a Vida do Sicredi

Fomentar a construção e vivência de valores de cooperação e cidadania é um dos principais objetivos do Programa A União Faz a Vida que desenvolveu, no primeiro trimestre deste ano, ações que visam desenvolver práticas de ensino-aprendizado com foco na educação cooperativa de jovens e adolescentes em três municípios da região oeste de Mato Grosso: Araputanga, Comodoro e Pontes e Lacerda.
O Programa na região é coordenado e apoiado pela Cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre. Neste ano, cerca e 10.000 mil pessoas estão envolvidas com o Programa nos três municípios, sendo que mais de 8.600 são alunos e o restante é dividido entre professores, equipe técnica nas escolas e empresas parceiras.
No mês de fevereiro, o Programa formatou e realizou Semanas Pedagógicas que contemplaram a formação continuada das equipes que trabalham com as atividades do Programa nas instituições de ensino. Além disso, reforçou os valores para a construção de cidadãos mais justos, solidários e empreendedores que respeitam a diversidade e que dialogam para tomar decisões. Durante os eventos, também houve a formação e habilitação de novos profissionais para atuarem no Programa.
Também foram desenvolvidas palestras com o pedagogo e professor mestre Júlio Furtado que abordou o tema relacionado construção de aulas que despertem mais a atenção de crianças e adolescentes. As palestras tiveram como tema “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa” e aconteceram entre dias 25 e 27 de fevereiro nas três cidades onde o Programa é desenvolvido. Mais de 630 pessoas participaram e puderam conhecer novos conceitos para a educação.
Para o presidente da Cooperativa, Eduardo Ferreira, desenvolver ações que fomentem a educação das crianças é fundamental para a construção de um país melhor. “A educação é um dos princípios do Cooperativismo e acreditamos que só ela pode proporcionar a construção de cidadãos mais críticos. Com o Programa, nossas crianças e adolescentes estudam com uma metodologia própria que trabalha a cultura da cooperação, sempre atendendo ao que desperta o interesse do aluno, relacionado ao currículo escolar.”
O Programa A União Faz a Vida está presente em todas as escolas municipais e estaduais de Araputanga, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE) e na escola Padre José de Anchieta. No município de Comodoro as atividades são desenvolvidas nas escolas municipais, Apae e na Cooperativa Educacional de Comodoro (Coeduc). Já em Pontes e Lacerda acontece em 7 escolas públicas municipais e na Cooperativa Educação de Pontes e Lacerda (Cepel). No total são 38 instituições de ensino participantes do Programa.
Sobre a cooperativa
Cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre atende 15 cidades em Mato Grosso e todos os 22 municípios no Acre. Possui 18 agências, sendo 16 em solo mato-grossense e duas no território acreano, somando mais de 31 mil associados. Em 2018 a Cooperativa teve mais de 31 milhões de reais de resultado.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet