NOTÍCIAS | DIA C
Terça-Feira, 09 de Julho de 2019, 08h:07
Primacredi lança “Meu Mundo Melhor”
Projeto de sustentabilidade no Dia C

Assessoria Primacredi
Primavera do Leste / MT
noticias@ocbmt.coop.br O Dia Internacional do Coop

Primacredi

Primacredi lança “Meu Mundo Melhor”,

Voluntariado “sustentável”

O Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no sábado, 06 de junho, quando é realizado o Dia de Cooperar, “Dia C”, pelas cooperativas brasileiras, foi dedicado ao voluntariado “sustentável”, pelos mais de 100 colaboradores da Cooperativa de Crédito Rural de Primavera do Leste, PRIMACREDI. Ao longo da manhã, diretores, gerentes e colaboradores de todas as áreas tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas que farão a diferença, a partir de então, para toda a população de Primavera do Leste.

O Dia de Cooperar aconteceu no Centro de Treinamento e na programação, além do café da manhã, foi lançado o projeto “Meu Mundo Melhor”, seguido de uma palestra sobre sustentabilidade, plantio de uma muda de árvore (Pau-brasil) e distribuição do sabão “Azul” ecológico.

PREOCUPAÇÃO COM O AMBIENTE

O gerente da cooperativa Délcio Souza disse que “a preocupação com a sustentabilidade é foco da PRIMACREDI e as instalações da nova sede corporativa foram projetadas para oferecer soluções como reaproveitamento da água, captação da energia solar, economia de recursos, entre outras”.

O geógrafo Romualdo P. Júnior atua na secretaria de Meio-Ambiente do município e palestrou sobre “Sustentabilidade e Consumismo”. Ele enfatiza que os principais problemas relacionados à degradação ambiental, são fruto do descaso humano e a educação é o principal caminho.

“Por esse motivo as ações que a PRIMACREDI desenvolve, com certeza além de serem muito benéficas, irão contar com o apoio total do município para que atinja os objetivos”, ressaltou.

Para a diretora Laura Beatriz Gomes Costa, “falar em ações sustentáveis é muito mais do que um compromisso com a preservação dos recursos: é antes de tudo pensar no próprio desenvolvimento de cada ser humano, sua contribuição para um mundo melhor e para as gerações futuras”.

Laura destacou que a PRIMACREDI, próxima de completar 30 anos, não está apenas preocupada com a atividade comercial, mas também em promover melhorias para a comunidade, o que já faz através projetos que desenvolve.

“Mas agora podemos ir além, fortalecendo o compromisso e mobilizando a todos para que as melhorias aconteçam em prol da população e ampliando os resultados”, frisa.
O diretor Benhur Ravanello parabenizou aos colaboradores pela adesão ao Dia de Cooperar, convidando para que se mantenham mobilizados em prol das ações voluntárias e da continuidade dos projetos que foram lançados.

PROJETOS

O Projeto Meu Mundo Melhor será contínuo, com base para a execução de ações sustentáveis, inicialmente em três eixos, mas outros poderão surgir: sabão Azul; coleta de lixo no Ambiente e; plantio de árvores nativas.

O sabão será feito com óleo de cozinha usado, sendo que os colaboradores farão a coleta e posteriormente a fabricação. Empresas e outras pessoas da comunidade também podem fornecer a matéria-prima.

O plantio de mudas de árvores terá como foco, áreas indicadas por cooperados os produtores rurais da região. Serão feitas ações de incentivo ao plantio de árvores nativas e frutíferas em chácaras, sítios, fazendas e demais áreas possíveis.

A coleta de lixo inicialmente acontecerá nas proximidades do Centro de Treinamento (área mata nativa), em parceria entre PRIMACREDI, Corpo de Bombeiros e biólogos, para orientação profissional quanto ao manejo.

Alinhado a isso serão analisadas as possibilidades de estender essa ação a outras áreas de Primavera do Leste, onde existe a necessidade de limpeza.

Assessoria Primacredi / Por Vilmar Kaizer

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet