NOTÍCIAS | PRIMACREDI
Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 10h:46
Primacredi e a diversidade cultural
Um olhar para a História

Assessoria Primacredi
Primavera do Leste / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Primacredi

Primacredi e a diversidade cultural

“Mostra da Cultura Afro-brasileira – Um Olhar para a História”

 

Em prosseguimento às ações que incentivam os projetos culturais, a PRIMACREDI apoiou a divulgação e o encerramento do projeto “Mostra da Cultura Afro-brasileira – Um Olhar para a História”, desenvolvido na escola São José, em Primavera do Leste.

A iniciativa despertou nos alunos a curiosidade sobre suas origens uma vez que o Brasil tem na miscigenação a maioria da população. O projeto envolveu professores, funcionários e estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental.

O trabalho encerrou com uma exposição de atividades relacionadas ao tema “Cultura Afro-brasileira”, sendo que os estudantes desenvolveram as habilidades artísticas a fim de decorar o espaço escolar.

Eles realizaram pesquisas sobre a religiosidade afro-brasileira, história da escravidão no Brasil, artesanato com base na cultura afrodescendente, roda de capoeira e coreografia com encenação.

Para complementar aconteceu desfile, com a escolha da Beleza Negra da escola, a fim de levar os estudantes a respeitar a pluralidade e as diversidades culturais existentes na sociedade, além de resgatar a origem da história.

Além das apresentações, foram servidas comidas típicas da cultura afro-brasileira como feijoada, vatapá, acarajé e canjica.

Todos os trabalhos (exceto a manipulação dos alimentos), foram desenvolvidos pelos alunos, sendo os professores apenas coordenadores dos trabalhos.

Por Vilmar R. Kaizer

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet