NOTÍCIAS | RAMO AGRO
Quarta-Feira, 20 de Fevereiro de 2019, 11h:37
OCB entrega plano ao MAPA
Plano para desenvolver semiárido

Assessoria Sistema OCB - Aurélio Prado
Brasília/DF
noticias@ocbmt.coop.br

OCB entrega plano ao MAPA

Plano para desenvolver semiárido

O governo federal tem, entre suas metas, o desenvolvimento do semiárido brasileiro por meio da agropecuária e, para isso, tem o cooperativismo como uma das melhores estratégias a serem adotadas. É por isso que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é o parceiro natural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesse projeto.
Na tarde do dia 19 de fevereiro, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, se reuniu com a ministra Tereza Cristina para entregar o Plano de Desenvolvimento Cooperativo do Semiárido Brasileiro. A reunião contou com a presença dos secretários Fernando Kohlmann Schwanke (Agricultura Familiar e Cooperativismo) e Eduardo Sampaio Marques (Política Agrícola) e, ainda, representantes de cooperativas agropecuárias e integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
Tereza Cristina que, no domingo (17/2), anunciou o programa Mais Cooperativismo (leia mais) voltou a se referir a este modelo de negócios como sendo a “única solução para as dificuldades dessa região”. O semiárido brasileiro foi criado em 1989 pela Lei Federal nº 7827.
PLANO
Márcio Freitas explicou que o plano foi elaborado com o objetivo de traçar um panorama macro com sete eixos de desenvolvimento que possam contribuir para o progresso rural sustentável, o fortalecimento de atividades agroindustriais e de agregação de valor, a consolidação e expansão da infraestrutura regional e a organização social.
Segundo ele, os eixos estruturantes que podem resultar no desenvolvimento do semiárido (formado pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) são os seguintes: infraestrutura básica, acesso e utilização dos recursos hídricos, fomento à tecnologia e inovação, sustentabilidade ambiental, desenvolvimento humano, geração de trabalho e renda organização social e produtiva.
“O Ministério da Agricultura acredita que o nosso modelo de negócios é o mais indicado porque se preocupa com o desenvolvimento socioeconômico das pessoas, gerando trabalho, emprego e renda para todos aqueles que decidem cooperar por um bem comum”, destaca Márcio Freitas, presidente do Sistema OCB.
CRÉDITO RURAL
Também foram apresentados à ministra e sua equipe os pontos de maior preocupação do sistema cooperativista em relação à possíveis restrições nos subsídios para o crédito rural, que têm sido a tônica das discussões para o próximo Plano Agrícola e Pecuário (2019/2020). Nesta terça-feira, pela manhã, gerentes, superintendentes e diretores financeiros das cooperativas que compõe o Grupo Técnico de Crédito Rural do Sistema OCB se reuniram para a harmonização de entendimentos e devida definição dos impactos causados pelos normativos publicados após o lançamento do PAP (2018/19) e que restringiram fortemente a oferta de recursos controlados para o produtor rural e suas cooperativas.
ICAGRO
Ao final da reunião também foram apresentados os resultados da última tomada do índice de Confiança do Agronegócio, estudo feito pela OCB e Fiesp, que mostrou, historicamente, uma das melhores percepções de confiança do setor. (Leia mais)

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet