NOTÍCIAS | COOPERATIVA COOGAVEPE
Quarta-Feira, 10 de Março de 2021, 11h:42
OCB apoia projeto de sustentabilidade mineral em MT
Cooperativa Coogavepe

Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

OCB apoia projeto de sustentabilidade mineral em MT

Cooperativa Coogavepe

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em sua estratégia e compromisso de promover o desenvolvimento sustentável do cooperativismo mineral vem buscando meios de apoiar institucionalmente iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das comunidades garimpeiras.

Desta forma, com apoio institucional da OCB, pesquisadores do Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo (NAP Mineração/USP) iniciaram as atividades do projeto de sustentabilidade em Peixoto de Azevedo. Trata-se de uma pesquisa financiada pelo Banco Mundial como resposta aos impactos da pandemia da covid-19 em comunidades de mineração artesanal e de pequena escala em todo o mundo.

O foco do trabalho é divulgar as melhores práticas adotadas pela Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), localizada no norte do Mato Grosso, onde busca desenvolver uma mineração consciente e legal. Além disso, o projeto aborda questões relevantes já levantadas em estudos anteriores na região, como o comércio de ouro, igualdade de oportunidades para homens e mulheres nas diversas atividades do garimpo, alternativas tecnológicas para reduzir o uso do mercúrio e medidas preventivas contra a covid-19.

Para a presidente da Coogavepe, Solange Barbosa, essa iniciativa é uma oportunidade de aproximar a comunidade científica e a sociedade em um diálogo aberto sobre o papel da atividade garimpeira de ouro no desenvolvimento regional.

O projeto está sob coordenação geral do professor Giorgio de Tomi e tem a participação dos pesquisadores do NAP Mineração/USP. Também conta com a participação dos professores Marcello Veiga e André Xavier, da University of British Columbia.

Além da OCB, a Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso e o Ministério de Minas e Energia (MME) também apoiam o projeto, cujas atividades devem ser concluídas até o fim do mês de maio. Os resultados serão divulgados por meio de três webinários, a serem transmitidos no Youtube e pelas redes sociais das instituições parceiras.

A ideia é que os resultados do projeto sejam sistematizados e disseminados para as cooperativas e demais interessados no sentido de fortalecer a imagem do cooperativismo mineral.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet