NOTÍCIAS | COOPERAR
Quarta-Feira, 06 de Março de 2019, 11h:29
O Dia C 2019 já começou
As inscrições já podem ser feitas

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

DIA C.jpg

 

Com o propósito de que ‘as atitudes simples movem o mundo’ a campanha do Dia C 2019 está a todo vapor. O sistema para as inscrições das ações entrou no ar no dia 1º de fevereiro e as cooperativas já podem cadastrar, ao longo de todo ano, as atividades que irão desenvolver. A expectativa é de que 2019 supere o número de iniciativa, de cooperativas e voluntários envolvidos.
Para se ter uma ideia, em 2018, mais de 2,2 milhões de pessoas foram beneficiadas com iniciativas transformadoras que ocorreram em 1.136 cidades, localizadas de Norte a Sul do país. Durante todo o ano passado, cerca de 120 mil voluntários se empenharam em fazer parte do processo de construção de um Brasil mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos, mostrando que as atitudes simples são motoras de grandes resultados.
Em Mato Grosso 158 cooperativas e suas unidades de atendimento, em 88 municípios, beneficiaram 113.502 mil pessoas diretamente. Foi gente cuidado de gente através de 6.869 voluntários, que se dedicaram com a realização de 135 projetos sociais que impactam positivamente as realidades.
Como participar?
As cooperativas participam do Dia C por meio da realização, nas localidades onde estão inseridas, de uma ou mais iniciativas voluntárias com finalidades sociais, ambientais e/ou econômicas. A atividade deve ser cadastrada no site diac.somoscooperativismo.coop.br com o preenchimento da inscrição somente on-line.
O que reforçar?
A proposta é que as cooperativas promovam iniciativas contínuas que busquem a transformação social, econômica e ambiental da sua comunidade.
A dica é também de promover mais ações de intercooperação, ampliando os resultados junto à comunidade, onde as cooperativas estão inseridas.
Celebração do Dia de Cooperar
A celebração do Dia de Cooperar ocorrerá no dia 6 de julho de 2019.
Trata-se da data quando se comemora, também, o Dia Internacional do Cooperativismo. A ideia de se instituir o primeiro sábado de julho também como o Dia C tem a intenção de fomentar o voluntariado cooperativo, um valioso aliado para as cooperativas que percebem a importância das boas relações com as comunidades do seu entorno, como diferencial competitivo para os seus negócios, realizando ações sociais comunitárias que fortalecem sua imagem e reputação.
O que é o dia de cooperara?
O Dia de Cooperar é o movimento que expressa a força do cooperativismo em prol de transformações sociais. Está organizado no formato de iniciativas voluntárias de responsabilidade social, executadas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio das unidades estaduais do Sistema OCB.
Objetivo do Dia C
Pautado pelos princípios e valores do cooperativismo, o Dia de Cooperar tem como objetivo executar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias, ajudando, assim, pessoas a transformarem suas vidas.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet