NOTÍCIAS | RAMO EDUCACIONAL
Terça-Feira, 07 de Maio de 2019, 09h:53
No jogo e na vida “sorte” é a aposta dos acomodados
Preocupação com o desempenho do aluno
COOPEMA.png

José Carlos Salamoni- Educador Físico

Uma das maiores preocupações da Escola Interativa Coopema é a de proporcionar aos alunos e familiares uma educação de excelência, baseada na composição de equipe qualificada e treinada, aliada a um material didático de referência e uma visão construtivista.
Paralela a essa ideia, as constantes avaliações de desempenho (acadêmico e de atendimento) e intervenções corretivas, quando necessárias, firmaram a marca Coopema entre as mais reconhecidas, na cidade e região, no segmento educacional.
Como educador físico, acredito que o esporte complementa a formação do aluno, pois agrega valores fundamentais para sua construção moral e cívica como o trabalho em equipe, disciplina, a tolerância e o autocontrole.
O processo
Em 2011, iniciamos um trabalho junto à Educação Infantil. A finalidade do programa é a de promover o desenvolvimento integral da criança (a partir do brincar), oportunizando a prática de movimentos básicos relacionados aos esportes coletivos e individuais.
Tem como ponto chave das atividades o desenvolvimento do repertório cognitivo-perceptivo-motor diversificado relacionado à prática das habilidades que futuramente poderão ser utilizadas para a especialização em qualquer esporte.
Essa prática, acompanhada por uma professora especializada e monitora, é desenvolvido do Maternal I (crianças com 2 anos de idade) até o 4º ano do ensino fundamental (quando os alunos atingem 9 anos).
A partir do 5º ano (10 anos) são oferecidas aulas especializadas de voleibol, handebol, basquete e futsal. Cada uma dessas modalidades é subdividida em categorias “C” (5º e 6º anos), “B” (7º ao 9º anos) e “A” (a partir do 1º ano do ensino médio).
Para cada categoria também foram contratados os melhores profissionais da cidade que, além de trabalharem na Escola Coopema, são os técnicos das seleções da cidade.
Os treinamentos acontecem no contraturno (período vespertino) e são inteiramente gratuitos para os alunos regularmente matriculados na escola.
Nesta fase de treinos, os jogos e as competições são constantes. Todos com o objetivo de preparar os alunos para o eventos esportivos que acontecerão no decorrer do ano.
A caminhada
O primeiro grande desafio oficial para as equipes da Coopema são os Jogos Escolares da Juventude.
Obedecendo a quatro etapas (municipal, regional, estadual e brasileiro), cabe ao campeão de cada categoria representar a sua cidade. Neste ano de 2019, a Coopema ganhou 08 de 16 títulos em disputa válidos pela fase municipal.
Sorte? Definitiva e categoricamente, NÃO. Este é o resultado de todo um trabalho que se inicia, como dito anteriormente, com um processo sistematizado de treinos e preparações.
O ex-técnico Bernardinho foi uma grande inspiração em minha carreira, pois atuou vitoriosamente à frente das seleções masculina e feminina do Brasil. Ele comentou que “a única forma de se manter à frente em qualquer área é dedicar-se ao processo de preparação com pelo menos o mesmo entusiasmo do segundo colocado”. É assim que devemos encarar nossos propósitos, trabalhando duro para alcançar os objetivos, com responsabilidade, ética e respeito.
É a repetição e o engajamento num propósito comum que fazem com que a meta seja conquistada.
Sem treinar, a vitória se baseia na sorte. Treinando, a possibilidade da derrota é minimizada.
Em seu livro, que trago na cabeceira da cama, Bernardinho ainda pontua: “Lembre-se de que cada dia que você deixa de treinar, ou se dedicar ao treinamento significa um dia a mais distante da realização dos seus sonhos”. É dessa forma no esporte, e assim é na vida.

COOPEMA 1.jpg

José Carlos Salamoni- Educador Físico. Presidente da Cooperativa de Ensino do Médio Araguaia desde 2008

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet