NOTÍCIAS | DIA DAS MULHERES
Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 08h:03
Mulheres são 70% da força de trabalho do Sistema OCB/MT
29% dos associados das cooperativas de MT são mulheres

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Mulheres são 70% da força de trabalho do Sistema OCB/MT

Gerente Geral do Sistema OCB/MT, Sirley de Jesus Ferreira.

As mulheres estão bem representadas na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT. Do quadro de funcionários das três casas do Sistema OCB (OCB/MT, SESCOOP/MT e a Faculdade do Cooperativismo - I.COOP), formado por 60 pessoas, 70% são mulheres. “Prefiro trabalhar com as mulheres, nem a TPM atrapalha a equipe feminina na hora da entrega do seu trabalho. Além disso, os homens têm uma certa dificuldade em fazer duas ou três tarefas ao mesmo tempo, e as mulheres dão conta de executar muitas atividades”, disse a Gerente Geral do Sistema OCB/MT, Sirley de Jesus Ferreira.

Mas, se na sede do Sistema OCB/MT as mulheres estão em maior número o mesmo não se pode dizer nas cooperativas. Dos 573.540 mil associados das 161 cooperativas em 2019, apenas 29% são mulheres, somando 164.822 mil associadas. Dessas, apenas 19 ocupam o cargo de presidente, 84 fazem parte do Conselho de Administração, e 18 mulheres no Conselho Fiscal.

Mulheres são 70% da força de trabalho do Sistema OCB/MT

Presidente da Central Sicoob Rondon, Aifa Naomi

Uma dessas mulheres é a presidente da Central Sicoob Rondon, Aifa Naomi Uehara de Paula, a única mulher a ocupar a presidência de uma central do sistema de crédito cooperativo no Brasil. “Falta a mulher ocupar mais os espaços em geral. As mulheres ocupam menos de 20% nos cargos de presidência no cooperativismo no Brasil e se falarmos de participação nos conselhos não chega a 10%”, relata Aifa Naomi.

Para a presidente da Central Sicoob Rondon também falta mais empenho e capacitação por parte das mulheres e diz que “precisamos estimular as mulheres a se capacitarem a sonharem em estar nesses espaços, estudarem bastante e ocuparem um espaço que está necessitando ser ocupado. Cabe a nós, que estamos à frente do cooperativismo, inspirar mais, contar mais as nossas histórias para que essas mulheres vejam que é possível sim ocuparem esses espaços, que ainda é predominantemente masculino no cooperativo”.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet