NOTÍCIAS | JOVENS GERAÇÃO C E MULHERES ELAS PELO COOP
Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2022, 09h:24
MT tem representantes nos Comitês de Jovens e de Mulheres do cooperativismo nacional
Jovens Geração C e Mulheres Elas pelo Coop

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

MT tem representantes nos Comitês de Jovens e de Mulheres do cooperativismo nacional

Maria Machado, representante no Comitê de Mulheres

O movimento cooperativista de Mato Grosso conta com duas novas integrantes dos Comitês de Jovens Geração C e de Mulheres Elas pelo Coop. Atualmente o Comitê de Jovens é composto por 18 participantes que representam 15 estados, e o de Mulheres por 25 integrantes de 20 estados.

Maria Machado, da Cooperativa de Trabalho e Serviços de Rondonópolis (Coomser) integra, desde julho, quando tomou posse como membro do Comitê de Mulheres. Ela disse que isso representa o “empoderamento e a capacitação de nós mulheres para que possamos assumir novos papéis dentro da cooperativa, uma força a união desse comitê. Eu me senti muito acolhida com esta atividade e que acredito que esta pauta é extremamente relevante por tratar da importância do protagonismo feminino”.

A represente do Comitê Jovem, Kelyta Franco, tem 25 anos de idade, mora em Primavera do Leste, contribui com os trabalhos Cooperativistas do Sicoob na cidade e agora, está

MT tem representantes nos Comitês de Jovens e de Mulheres do cooperativismo nacional

A represente do Comitê Jovem, Kelyta Franco

representando Mato Grosso. “Para mim é uma enorme satisfação fazer parte do Comitê Jovem e representar nosso Estado, pois esta é uma grande oportunidade para o jovem crescer no Cooperativismo e desenvolver melhorias para este público. Participar do Comitê está sendo incrível pela troca de experiência, conhecer como outros jovens atuam, além de aprender por meio da intercooperação com jovens de todo o Brasil ".

“Para o Sescoop/MT é uma satisfação apoiar a inclusão de jovens e mulheres no cooperativismo. Ver que nossas duas novas representantes estão engajadas e comprometidas com o cooperativismo, nos faz acreditar na expansão e na continuidade desse modelo de negócio que traz transformação social e econômica para muitas famílias e comunidade”, disse Luciana Ferreira, Coordenadora de Coordenadoria de Educação e Promoção Social do Sescoop/MT(COEPS).

Os Comitês

Os Comitês de Jovens e Mulheres do Sistema OCB foram oficialmente criados em 2020 como um dos desdobramentos do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). São compostos por jovens e mulheres “Embaixadores Coop” e por integrantes (jovens e mulheres) indicados pelas Unidades Estaduais. A missão central dos Comitês é ampliar a participação de outras mulheres e jovens na liderança do Cooperativismo Brasileiro.

Os Comitês são órgãos consultivos e fazem parte da estratégia do Sistema OCB para promover a inclusão e a diversidade, atuando para o fortalecimento da participação democrática das mulheres e dos jovens no cooperativismo.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet