NOTÍCIAS | AÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS DO SISTEMA OCB/MT
Quarta-Feira, 02 de Setembro de 2020, 15h:32
‘Mensagem da Alegria’ é a ação contínua do Dia C em MT
Ação dos voluntários do Sistema OCB/MT

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

‘Mensagem da Alegria’ é a ação contínua do Dia C em MT

Um festa linda para dona Maria

No dia 02 de setembro de 1941, nascia dona Maria Batista de Almeida, e no dia 02 de setembro de 2020, completou 79 anos. Uma boa parte desses anos, dona Batista, como é conhecida, passou na Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, onde recebe os cuidados carinhos dos funcionários. A data do aniversário de dona Maria foi muito comemorada e deu início ao projeto dos funcionários voluntários do Sistema OCB/MT com a ação contínua ‘Mensagem da Alegria’ do movimento do Dia de Cooperar 2020.

Além de presentes, dona Maria recebeu um vídeo com mensagens virtuais pelo seu aniversário, enviadas pelos voluntários neste período de pandemia, recebendo assim, uma dose extra de carinho. Para levar os presentes e o carinho dos voluntário, apenas uma funcionária representou a equipe, para cumprir as prerrogativas de segurança contra o novo coronavírus -COVID-19. 

A Analista de Gestão de Pessoas, Raquel Macario da Silva, disse que “a Ação Mensagem da Alegria surgiu como alternativa de nos fazermos presentes em um momento em que os idosos do Abrigo Bom Jesus recebem menos visitas. Além de transmitir carinho e alegria aos beneficiários, todos nós como voluntários nos sentimos agraciados, pois as mensagens dos colegas para os idosos aniversariantes também refletem em nós, transmitem esperança e fé”.

‘Mensagem da Alegria’ é a ação contínua do Dia C em MT

A aniversariante assiste ao vídeo com as mensagem atentamente.

Raquel disse ainda que “hoje foi só o primeiro recadinho enviado, mas acreditamos que será uma ação duradoura e que vai tomando forma e ganhando melhorias a cada aniversário”.

Em meio à pandemia, os idosos não apenas compõem o principal grupo de risco para a Covid-19 como também estão mais suscetíveis a desenvolverem quadros de depressão em razão do isolamento social e distanciamento familiar.

Uma realidade ainda mais agravada com o abandono da família, que esquecem seus entes queridos nos asilos da vida, muito antes de qualquer pandemia.

Essa é a situação em muitos abrigos púbicos, privados, beneficente e até mesmo em muitos lares. Esta é a situação também dos mais de 70 idosos que são cuidados pela Fundação Abrigo do Bom Jesus, apesar do carinho dos cuidadores.

Foi pensando nesse público que nasceu a ideia de amenizar um pouco a dor do abandono, com o envio de mensagens virtuais para os idosos no dia de seu aniversário. Levando alegria nessa data comemorativa.

‘Mensagem da Alegria’ é a ação contínua do Dia C em MT

Os voluntários receberam uma homenagem também.

“Somar, cooperar, é doar. E esse gesto da família do Sistema OCB/MT junto aos albergados do Abrigo Bo Jesus demonstra uma política de cooperativismo que privilegia pessoas e não coisas. Doar seu tempo, tempo de cada colaborador é muito mais importante do que doar objetos, presentes. É estar presente. A nossa gratidão aos idealizadores do projeto aos gestores da instituição aqui em Mato Grosso”, disse a Conselheira do Abrigo, Márcia Ferreira.

Como o programa do Dia de Cooperar está alinhado as 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a ação dos voluntários do Sistema OCB/MT, atende ao terceiro objetivo das ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que ‘Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades’.

Para a Analista de Formação Profissional, Karla Verônica da Silva, coordenadora do Dia C em Mato Grosso, “o Estado de Mato Grosso, cada ano que passa se destaca com ações significativas dentro do programa Dia de Cooperar. O Sistema OCB/MT por meio de seus funcionários também tem trabalhado e aperfeiçoado ano a ano suas ações. Nesse ano de 2020, a ideia foi algo que pudesse ser significativo e que respeitasse as medidas de segurança prevista pela OMS, então, decidimos em conjunto comemorar o aniversário dos idosos à distância, com mensagens individuais, com muito afeto e carinho”.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet