NOTÍCIAS | CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO I.COOP
Terça-Feira, 13 de Outubro de 2020, 13h:43
I Seminário Internacional de Direito Cooperativo
Curso de Pós-Graduação do I.COOP

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

I Seminário Internacional de Direito Cooperativo

I Seminário Internacional de Direito Cooperativo

O cooperativismo é uma organização econômica e um grande movimento global. Segundo a Organização Internacional de Cooperativas /ACI, o cooperativismo está presente em 150 países, atuando em todos os segmentos econômico, gerando novas oportunidades a seus cooperados e apoiando o desenvolvimento de suas comunidades. No mundo já são 1,2 bilhão de cooperados, 3 milhões de cooperativas e 280 milhões de colaboradores.

Todo esse movimento é complexo e cada país têm regras e legislações próprias, e é nesse cenário, que a Faculdade do Cooperativismo – I.COOP , vai realizar o I Seminário Internacional de Direito Cooperativo, no próximo dia 24 de outubro, de forma on-line, a partir das 09 horas (Horário MT). O evento é coordenado pelo professor Marco Aurélio Bellato Kaluf, também coordenador da Pós-graduação de Direito Cooperativo do ICOOP.

A diretora presidente da Faculdade do Cooperativismo, Janete Delabarda, diz que o Seminário será “extremamente enriquecedor, com professores conceituados de Portugal, Canada, Espanha e de grandes nomes do Sistema Nacional Brasileiro. O evento vai mostrar qual o momento em que o direito cooperativo está vivendo no Brasil e no mundo. Será uma grande oportunidade de realizarmos o aprendizado do direito cooperativo. Isso demonstra como foi enriquecedor o curso de Pós-graduação do Direito Cooperativo do I.COOP. Uma formação bastante importante, com a participação de mais de 20 cooperativas, com excelentes nomes, tanto por parte dos alunos, como também por parte dos professores”.

A proposta do evento é a apresentação de temática mundial do Direito Cooperativo, abordando o papel das cooperativas como forma econômica necessária ao desenvolvimento das comunidades que as constituem e como são ferramentas importantes em tempos de exceções, a exemplo da pandemia atual.

Serão apresentados exemplos jurídicos de outros países e possibilidades de atuação do advogado (jurista) muito além do processo judicial, inclusive na construção de leis e estratégias para implementação de estímulo e desenvolvimento do Cooperativismo como modelo de sustentabilidade econômica inteligente e voltada para a Dignidade Humana.

A inscrição para participar do Seminário é gratuito e voltado para os alunos dos cursos de graduação e pós graduação do ICOOP, cooperativas e comunidade interessada. Para fazer a sua Inscrição clique aqui: http://icoop.edu.br/i-seminario-internacional-de-direito-cooperativo/

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Abertura: 9h00 – 10h00
Marco Aurélio Bellato Kaluf – Coordenador da Pós-graduação de Direito Cooperativo do ICOOP.
Dr. Onofre Cesário – Presidente do Sistema OCB MT e Conselheiro da Aliança Cooperativa Internacional.
Deputado Evair Vieira de Melo – Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo – Frencoop.
Professora Janete Dalabarba – Diretora ICOOP.

Painel I – 10h00 – 12h30
O papel econômico-social das empresas cooperativas nas comunidades onde são constituídas.”
Palestrante: Professor Claude-André Guillotte – Diretor do Departamento de Empreendedorismo da Escola de Gestão – Universidade de Sherbrooke – Canadá.
Debatedor: Enio Meinen– Diretor Executivo e responsável pela Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sistema Sicoob.

Painel II – 13h00 – 14h30
“Impactos jurídico-econômicos positivos que as cooperativas promovem para os sócios e suas comunidades em tempos de tantas exceções. O papel social da empresa cooperativa”.
Palestrante: Professora Dr. Deolinda Meira – Diretora do Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – Portugal.
Debatedora: Professora Marianna Ferraz – Mestranda em Gestão e Regime Jurídico-empresarial da Economia Social do ISCAP – Instituto Politécnico do Porto.

Palestra: 14h30 – 16h
“As perspectivas futuras para o advogado Coop no Mundo”
Palestrante: Dr. Henrique Gadea – Faculdade de Deusto e Presidente da Associação Internacional de Direito Cooperativo (AIDC) e José Eduardo de Miranda.
Debatedor: Dr. Ronaldo Gaudio – Presidente da Comissão especial de Direito Cooperativo do Conselho Federal da OAB.
Debatedora: Dra. Ana Paula Rodrigues – Assessora Jurídica da OCB.

Encerramento: Adair Mazzotti – Superintendente do Sescoop-MT

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet