NOTÍCIAS | SETOR PRODUZ 45,4% DOS GRÃOS DE MT
Quinta-Feira, 28 de Julho de 2022, 09h:56
Fórum das Cooperativas do Ramo Agropecuário
Setor responsável por 45,4% da produção agrícola de MT
Fórum das Cooperativas do Ramo Agropecuário

Na pauta temas importantes para o fomento do setor

O Sistema OCB/MT realizará o Fórum das Cooperativas do Ramo Agropecuário, no dia 05 de agosto, das 08:00h às 17:00h, no auditório da Famato, em Cuiabá/MT. Na pauta temas importantes para o fomento do setor, análises sobre as oportunidades de negócios, cenário tributário no cooperativismo agro e as ações da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso em prol das cooperativas do agro.

Hoje, as cooperativas agropecuárias mato-grossenses são responsáveis por 45,4% de tudo que é produzido no Estado nas culturas soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, arroz, feijão e girassol. Um percentual que representa 39,5 milhões, das 87,07 milhões de toneladas produzidas em Mato Grosso, conforme dados da safra 2018/2019, de acordo com o Censo das Cooperativas Agrícolas de Mato Grosso, realizado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Dados do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso (OCB/MT), o Estado tem 59 cooperativas do setor agropecuário e, juntas, elas reúnem 10.012 cooperados e mais de 2 mil empregados. “As cooperativas agropecuárias têm um papel preponderante na produção agrícola de Mato Grosso e o Fórum vai debater as estratégias para promover o fortalecimento do setor do agronegócio no Estado”, disse o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo. 

O Fórum vai reunir lideranças cooperativistas e representantes de entidades de grande representatividade do agronegócio. A programação é extensa e com conteúdo valioso para estratégias de crescimento e oportunidades de novos negócios. 

Na parte da manhã a programação conta com temas como ‘Benefícios fiscais e políticas públicas para cooperativas em Mato Grosso’, com a palestra de Vinícius Simioni, Secretário Adjunto da Receita Pública - Sefaz/MT; ‘Aspectos legais e fundiários e seus impactos a agricultura de Mato Grosso’, em um painel com as presenças de Cleiton Gauer (Superintende do Imea), Luciane Copetti (Secretária adjunta de Gestão Ambiental - Sema/MT) ,  e Lucélia Avi (Gestora de Núcleo Técnico - Famato). 

Na parte da tarde, teremos a palestra ‘Oportunidades de exportação para o cooperativismo agro’, com  Raoni Florentino, da UFMT/APEX Brasil; ‘Gestão Econômico-Financeira das Cooperativas de Mato Grosso’, com a área de Monitoramento do Sescoop/MT ; em seguida será feita a  apresentação das ações do Sistema OCB/MT em apoio ao setor, com o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo e o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti; para encerrar será realizada uma ‘Rodada de discussão com as cooperativas e Plano de Ação do Sistema OCB/MT’.

PROGRAMAÇÃO
08:30 - Boas-vindas - Onofre e Piccoli
08:40 - Cooperativas - Apresentações
09:00 - Vinícius Simioni - Secretário Adjunto da Receita Pública - Sefaz/MT - Palestra 1 - Benefícios fiscais e políticas públicas para cooperativas em Mato Grosso
10:00 – Coffee Break
10:30 - Cleiton Gauer (Superintende do Imea), Luciane Copetti (Secretária adjunta de Gestão Ambiental - Sema/MT) , Lucélia Avi (Gestora de Núcleo Técnico - Famato) - Painel 1 - "Aspectos legais e fundiários e seus impactos a agricultura de Mato Grosso"
12:00 - almoço
13:30 - Raoni Florentino - UFMT/APEX Brasil - Palestra 2 - "Oportunidades de exportação para o cooperativismo agro"
14:30 - Monitoramento - Sescoop/MT - Palestra 3 - Gestão Econômico-Financeira das Cooperativas de Mato Grosso
15:20 - Superintendentes - OCB/MT e Sescoop/MT - Palestra 4 - Apresentação das ações do Sistema em apoio ao setor
16:00 - Cooperativas - Rodada de discussão com as cooperativas e Plano de Ação do Sistema OCB/MT.
17:00 - Encerramento


SERVIÇO

Evento: Fórum das Cooperativas do Ramo Agropecuário

Data: 05 de agosto de 2022   

Horário: das 08:00hr às 17:00hr (horário de MT)

Local: Auditório da Famato - Cuiabá/MT

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet