NOTÍCIAS | AGRO
Quarta-Feira, 17 de Novembro de 2021, 09h:00
Fórum das Cooperativas do Agro de MT
Dia 19 de Novembro

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Fórum das Cooperativas do Agro de MT

Dia 19/11, das 08h às 11h, plataforma Zoom

Hoje estão registradas 59 cooperativas do ramo agropecuário na Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (Sistema OCB/MT), com a participação de10 mil cooperados, mais de três mil funcionários e que contribuíram de forma significativa para que Mato Grosso continue sendo o maior produtor de grãos do Brasil.

Analisando a atuação de 53 delas, juntas produziram em 6,7 milhões de hectares na safra 2018/19, os produtores cooperados semearam 41,85% da área agrícola do estado, um incremento de 300 mil hectares, segundo o levantamento do Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

Os dados mostram ainda, que os cooperados cultivam em suas terras 45,10% da produção de Mato Grosso, são responsáveis também por gerar 44,98%, quase metade do Valor Bruto da Produção Agrícola em Mato Grosso na safra 2018/19. “Essas informações evidenciam a importância das cooperativas para a cultura em Mato Grosso, que dão suporte ao produtor desde a aquisição dos insumos, até a comercialização da safra”, pontuou o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.

É neste cenário que as cooperativas, irão discutir as oportunidades e gargalos no Fórum do Ramo Agro, que o Sistema OCB/MT realizará, no próximo dia 19/11 (sexta-feira), no formato on line (plataforma Zoom), das 08h às 11h. O objetivo é de diagnosticar as oportunidades, gargalos e apresentar as ações que são realizadas e que podem ser feitas pelo Sistema OCB MT e Nacional em prol das cooperativas do setor.

As pautas dos fóruns foram definidas pela diretoria do Sistema OCB/MT, em conjunto com os representantes das cooperativas, e será um momento de planejar os próximos passos dos dois segmentos.

Programação:

A programação conta com uma palestra sobre 'Megatendências para o mercado agrícola mundial e oportunidades para Mato Grosso’, que será realizada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – Imea; Os ‘Cenários de grandes fusões em empresas do Agro e seus impactos ao cooperativismo’ serão apresentados pela Stracta Consultoria, como ponto de oportunidades às cooperativas; Os participantes também irão conhecer o ‘Resultado da Pesquisa de Dores e Oportunidades’, que foi realizada pela OCB/MT; a adesão aos Programas do Sescoop nacional e estadual, também será assunto apresentado pelo departamento de monitoramento; no final acontecerá uma rodada de discussão com as cooperativas e o alinhamento do Plano de Ação do Sistema OCB/MT, para as cooperativas do Ramo Agro.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet