NOTÍCIAS | RAMO CRÉDITO
Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 09h:03
FGCoop cresce em 2018
Foram 29,91% no total de ativos

Assessoria Sistema OCB - Aurélio Prado
Brasília/DF
noticias@ocbmt.coop.br

Sistema OCB

SNCC - DEBATE SOBRE O FUTURO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO.jpg

SNCC debate o futuro das cooperativas de crédito

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que acaba de completar cinco anos, cresceu 29,91% no total de ativos e registrou incrementos de 29,66% em seu patrimônio e de 19% em suas receitas. Esses percentuais fazem parte do relatório de gestão – 2018, apresentado no dia 17 de abril, durante sua assembleia geral ordinária, realizada na sede da OCB, em Brasília.O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que acaba de completar cinco anos, cresceu 29,91% no total de ativos e registrou incrementos de 29,66% em seu patrimônio e de 19% em suas receitas. Esses percentuais fazem parte do relatório de gestão – 2018, apresentado no dia 17 de abril, durante sua assembleia geral ordinária, realizada na sede da OCB, em Brasília.
A AGO contou com as presenças de representantes da OCB, do Banco Central e do Conselho Consultivo do Ramo Crédito (CECO). Os representantes do cooperativismo de crédito aprovaram por unanimidade as demonstrações financeiras apresentadas pelo presidente do Fundo, Bento Venturim, e pelo diretor executivo, Lúcio Cesar de Faria. (Confira o Relatório)

SANEAMENTO

Venturim comemorou a vitória obtida pelo FGCoop, em julho do ano passado: a reforma estatutária que permite a realização de operações de saneamento, mediante assistência financeira para as cooperativas associadas. Para ele, o ajuste no Estatuto representa um grande passo na direção de sermos reconhecidos por nossa atuação preventiva para o fortalecimento, a confiança e o crescimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
“Está muito evidente para nós a importância de esclarecer a base sobre o real objetivo do saneamento de cooperativas insolventes: proteger os cooperados e o SNCC como um todo. Seja de um risco de imagem, seja de um evento prejuízo para quem decidir incorporar essa cooperativa, seja do desperdício dos recursos aportados pelas cooperativas no FGCoop. Por isso, é sempre importante destacar: os aportes financeiros dessas operações – quando e se necessários – ocorrem para evitar danos maiores ao cooperativismo e não para resolver problemas internos de gestão”, esclarece.

MONITORAMENTO

Já o diretor executivo do FGCoop, Lúcio Faria, destacou que além de prevenir e mitigar problemas, o FGcoop quer ser reconhecido por sua capacidade de antecipar riscos. Segundo ele, o Fundo tem atuado com o objetivo de aprimorar o sistema de monitoramento a ponto de torná-lo apto a antecipar problemas de ordem financeira muito antes de eles se tornarem realidade.  
“No atual modelo de monitoramento, já somos capazes de avaliar o grau de risco de insolvência de uma cooperativa a partir do que vemos pelo retrovisor, ou seja, pelo que está registrado nos dados contáveis e extracontábeis de cada instituição. No novo modelo que está sendo construído, o FGCoop atuará como um farol. Queremos enxergar o mais longe possível, mesmo em condições adversas, prevendo quais caminhos levam à insolvência e quais desvios devem ser feitos para que uma cooperativa siga seu caminho com segurança e sustentabilidade”, frisou.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Durante a AGO também ocorreu a eleição dos novos integrantes do Conselho de Administração do FGCoop, que será empossado assim que o Banco Central homologar a lista abaixo:

FGCOOP

 

NOVA DIREÇÃO

Houve ainda a eleição dos novos presidente e vice-presidente do FGCoop: João Carlos Spenthof, do Sistema Sicredi, e Francisco Silvio Reposse Júnior, do Sistema Sicoob, respectivamente. Ambos tomarão posse, logo após a homologação de seus nomes pelo Banco Central. O mandato é de três anos.

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet