NOTÍCIAS | SAÚDE
Sexta-Feira, 03 de Julho de 2020, 08h:53
Espaço Cuidar da Unimed Cuiabá comemora um ano de promoção de bem-estar e qualidade de vida
Mais de 350 mil atendimentos

Assessoria Unimed Cuiabá
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Espaço Cuidar da Unimed Cuiabá comemora um ano de promoção de bem-estar e qualidade de vida

Espaço Cuidar da Unimed Cuiabá comemora um ano de promoção de bem-estar e qualidade de vida

Inaugurado em 2 de julho de 2019, o Espaço Cuidar, unidade de medicina preventiva da Unimed Cuiabá, é um marco para a Cooperativa e para toda a saúde de Mato Grosso por ser a primeira unidade deste tipo voltada para a promoção da qualidade de vida dos beneficiários. O Espaço comemora um ano de atividades com mais de 350 mil atendimentos realizados.

A unidade foi criada para oferecer não só atendimento, mas acompanhamento e monitoramento contínuo de saúde aos beneficiários, principalmente os doentes crônicos. Para isso, conta com uma estrutura que permite a realização de diversas atividades físicas e de convivência com foco no bem-estar.

O moderno prédio abriga os serviços de Fisioterapia, Clínicas de Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia, Núcleo de Cirurgia Bariátrica, Rede de Cuidados Continuados, Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO), Clínica Personal, Núcleo de Atenção Especializada em Saúde Mental, Telemedicina, consultórios médicos e os programas de saúde do Núcleo de Medicina Preventiva – Viver Bem, que inclui um Ambulatório específico para assessoria ao aleitamento materno.

Arlindo Domni, de 70 anos, foi um dos primeiros clientes do Espaço Cuidar. Hipertenso, diabético e com problemas osteomusculares que lhe causavam dores no quadril, já fazia Fisioterapia pela Unimed Cuiabá. Com a inauguração da unidade, foi encaminhado também para a hidroginástica em piscina aquecida e conheceu o Viver Bem, onde participa do programa Viver Melhor, linha de cuidado específica para idosos. Hoje, em meio à pandemia que paralisou as atividades da unidade, diz que uma das coisas que mais sente falta é ir para o Espaço Cuidar e encontrar a equipe de saúde e amigos.

“Já era bom lá na Fisioterapia, mas quando fui para a piscina, foi tudo de bom. Além de ser tudo bonito e sermos muito bem tratados, a gente aprende bastante. Tem cursos, orientações sobre hipertensão, diabetes e essas coisas, e o médico acompanha sempre. Lá se cuida de tudo, ajuda a controlar as doenças que temos e prevenir novas e a gente ainda faz amigos. É gostoso demais. A Unimed está de parabéns e eu sinto muita falta de participar”, comentou Arlindo.

O Espaço Cuidar oferece atividades físicas e terapêuticas como pilates de solo, yoga, hidroginástica, dança, treino funciona, musculação, hidroterapia, oficinas de artesanato de inclusão digital para idosos, além de atividades específicas voltadas para as linhas de cuidado de pacientes com fibromialgia e patologias da coluna. Para atender a esta demanda, o prédio conta com academia própria, cozinha experimental para realização de oficinas nutricionais, piscinas aquecidas e diversas salas multifuncionais. No período pandêmico, as atividades em grupo estão suspensas.

“O Espaço Cuidar representa uma visão da medicina, baseada na prevenção e cuidado como a melhor estratégia em favor da saúde. Estamos muito felizes com os resultados que tivemos até agora e somos gratos aos mais de 20 mil clientes que abraçaram este projeto e participam das atividades diárias oferecidas na unidade. Temos certeza que, passada esta crise, estaremos juntos novamente, cuidando uns dos outros e promovendo qualidade de vida”, concluiu Dra. Suzana Palma, diretoria Administrativo-Financeira da Unimed Cuiabá.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet