NOTÍCIAS | NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019, 08h:52
Energia Verde aos associados
Sicredi apresenta linha de crédito

Assessoria Sicredi Univales MT/RO
Araputanga/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Sicredi

Energia Verde aos associados

Energia Verde aos associados

 

Associados da cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre participaram no dia 08 de outubro , na sede do Rotary Clube de Araputanga de uma palestra sobre o Programa Energia Verde, uma parceria entre o Sicredi e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso. O programa é destinado a produtores rurais e empresas instaladas no Estado, que têm interesse em gerar a própria energia a partir da fonte fotovoltaica.

Em comemoração ao lançamento da parceria, o Sicredi oferece taxa promocional pré-fixada a partir de 0,89% ao mês, válida até 18 de dezembro. Detalhes sobre esta e outras condições de acesso ao crédito podem ser obtidos nas agências do Sicredi na região oeste de Mato Grosso e no Acre. Vale lembrar que o crédito tem por finalidade a compra de equipamentos e tecnologia para captação de energia solar, destinados à geração de energia elétrica nas propriedades e empresas, e o valor contratado pelo associado será conforme o projeto de viabilidade, capacidade de pagamento e orçamento apresentado

O objetivo do programa é estimular a geração própria de energia nos empreendimentos sejam eles propriedades rurais, empresas comerciais, prestadoras de serviços ou da indústria, e com isso torná-los mais competitivos, de forma sustentável. Isso porque, com a geração fotovoltaica, os empreendimentos conseguem uma redução nas despesas com energia de até 95%, sendo que em muitos casos o valor economizado na conta é suficiente para pagar a parcela mensal do financiamento.

No programa, o Sebrae MT oferece serviços de consultoria de análise de viabilidade técnica e financeira e elaboração dos projetos de energia solar e o Sicredi a solução financeira com condições diferenciadas. No site www.programaenergiaverde.com.br, associados e não associados podem obter mais informações sobre o programa e as vantagens em investir em um sistema ecoeficiente de geração elétrica.

Para o presidente da Sicredi Noroeste MT e Acre, Eduardo Ferreira, esta é uma iniciativa que acompanha um movimento mundial de sustentabilidade. “É mais um passo rumo aos objetivos de desenvolvimento sustentável liderado pela ONU [Organização das Nações Unidas]. É o nosso Sicredi cada vez mais próximo da comunidade oferecendo produtos e serviços que colaborem com os nossos associados.”

O diretor superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, destaca que é preciso falar em sustentabilidade com o viés econômico e para as empresas de uma maneira geral e especialmente para os pequenos negócios o alto custo da energia elétrica compromete a competividade dos produtos. “Com essa iniciativa estamos ajudando as empresas a serem mais competitivas, a diminuírem suas despesas”.

Pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional aponta que ainda é baixo o investimento em energia solar entre os pequenos negócios. Apenas 9,2% dos entrevistados se consideram bem informados sobre o tema e apenas 0,1% usam energia solar em seus negócios. Levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), referente a agosto, mostra que a geração elétrica por fonte fotovoltaica no país é de 2.103 megawatts (MW), equivalente a 1,2% da matriz elétrica brasileira.

Mato Grosso se posiciona como 4º no ranking de estados em potência instalada, com 64 MW e participação de 6,4% no total gerado no país. O primeiro colocado no ranking é Minas Gerais, com 196,7 MW (19,7%), seguido por Rio Grande do Sul com 158,7 MW (15,9%) e São Paulo, com 126,2 (12,6%). No ranking municipal, Cuiabá aparece na 6ª posição com geração de 8,9 MW, equivalente a 0,9% da geração brasileira.

Sobre a cooperativa

A cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre atende 15 cidades em Mato Grosso e todos os 22 municípios no Acre na área de atuação. Possui 19 agências, sendo 16 em solo mato-grossense e 3 no território acriano, somando cerca de 31 mil associados. No ano passado atingiu R$ 31 milhões em resultados, sendo que quase R$ 4 milhões foram distribuídos aos associados diretamente na conta poupança.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.

Fonte: Assessoria Sicredi Noroeste MT/AC - Renan Gomides / Comunicação Institucional

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet