NOTÍCIAS | SICREDI CENTRO NORTE
Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019, 10h:58
Encontro Estadual do A União Faz a Vida
Evento é realizado pelo Sicredi

Assessoria Sicredi Centro Norte
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

ASSESSORIA SICREDI CENTRO NORTE

PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

O escritor e psicólogo clínico, Rossandro Klinjey na palestra de abertura do 8º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida

Educação tem o poder de transformar pessoas e realidades. A partir desse pressuposto foi concebido o 8º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida, que será realizado nos dias 26 e 27 de junho, em Cuiabá, no hotel Gran Odara. Promovido pela Central Sicredi Centro Norte, o evento vai reunir cerca de 500 pessoas, entre educadores e gestores escolares para dois dias de palestras e debates sobre a educação, além da apresentação de ferramentas que vão auxiliar os professores e diretores na rotina escolar. O objetivo do evento é proporcionar momentos de formação e celebração aos educadores que fazem parte do programa nos municípios mato-grossenses.

Com o tema “Histórias de uma educação que transforma”, a edição 2019 do Encontro Estadual será realizada de forma diferente, no intuito de mostrar que a educação que transforma é aquela que motiva e ensina, e que ao mesmo tempo traz confiança, autoestima e estímulo à cooperação. O Sicredi acredita que a educação que transforma é capaz de escrever belas histórias e algumas delas serão apresentadas ao público durante o evento.

“Sempre tivemos o desejo de mostrar como a educação transforma as pessoas, especialmente aquelas que fazem parte do Programa A União Faz a Vida, que tem uma metodologia de projetos diferenciada, na qual o aluno é o protagonista do conhecimento. Este ano foi o momento de trabalharmos isso. Vamos trazer histórias de professores e alunos que tiveram a realidade transformada em decorrência dos valores transmitidos pelo programa que são ética, respeito, justiça, cidadania e cooperação, seja na escola, na família ou na comunidade”, afirma Efrain Ricca, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte.

A apresentação dessas histórias será realizada de forma diferente, por meio de encenações feitas por atores do Teatro Mosaico, no intuito de deixar as histórias mais próximas da realidade e despertar emoções no público. As apresentações teatrais vão anteceder as palestras. No dia 26, a abertura do evento será à noite, com as boas vindas dadas pelo vice-presidente da Central Sicredi Centro Norte, Sérgio Dezordi, seguido de entrega de reconhecimento a autoridades e da primeira encenação teatral. Na sequência será realizada a palestra “Desafios da Educação na Ausência de Regras”, ministrada por Rossandro Klinjey, inspirada na realidade atual, em que o comportamento das crianças está modificado por influência da tecnologia como o uso de tablets e smartphones e que muitas vezes querem fazer suas próprias regras. Através de uma fala simples e ao mesmo tempo impactante, a palestra promete contagiar o público e torná-lo multiplicador dessa técnica. O diretor-executivo da Central Sicredi Centro Norte, Seneri Paludo fará o encerramento da noite, celebrada com um coquetel.

Hoje (27.06), o evento começou às 8h. O gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo Efrain Ricca fez a abertura, seguida da segunda apresentação teatral. Na sequência a palestra “Educação Inclusiva e Transformadora”, com Ana Rosimeri Araújo da Cunha, que compartilhará toda sua experiência com o público acerca da inclusão social, como ela pode ser feita na escola e o poder transformador que ela tem na vida de quem possui alguma limitação. Após a palestra será feito um painel para debater o tema.

A terceira encenação ocorrerá na sequência e depois dela será a palestra “A Abordagem Coaching na Educação”, com Dariane Begatoli, que apresentará aos professores ferramentas para aplicar o coaching em sala de aula, na tentativa de corrigir situações inadequadas com uma abordagem chamada de “disciplina positiva”. Na sequência haverá o painel para debate. À tarde, a programação começa com a quarta apresentação teatral e a palestra “Quem Ensina, Aprende”, com Sidnei Oliveira, para mostrar que o professor deve se colocar nessa posição, chamada também de humildade pedagógica, em que o professor se coloca na condição de “aprendente” e constrói o conhecimento junto com os alunos, o que vai ao encontro da metodologia de projetos do Programa A União Faz a Vida. Na sequência haverá outro painel.

A quinta encenação teatral antecede a última palestra do evento, uma surpresa ao público. O poeta e ativista da cultura nordestina Bráulio Bessa proporcionará um momento de emoção, para encher o coração e a mente de motivações para usar a educação como mola propulsora de melhorias na sociedade. “Nosso grande objetivo é proporcionar formação aos nossos parceiros, que são os professores e gestores escolares e celebrar as conquistas do programa. Ainda não temos os reflexos dele na sociedade em números, porque é difícil mensurar isso, mas os depoimentos que ouvimos diariamente nos motiva a continuar com esse projeto que cresce a cada ano”, comenta Ricca.

O diretor-executivo da Central Sicredi Centro Norte, Seneri Paludo, lembra que o Programa A União Faz a Vida é o principal programa social desenvolvido pelo Sicredi e que faz a diferença na vida de alunos, educadores, gestores escolares e acreditadores. “O Sicredi busca fazer a diferença na vida dos seus associados e das comunidades onde está presente, e o Programa A União Faz a Vida, desenvolvido há 24 anos no país e há 14 anos em Mato Grosso é a nossa missão na prática, proporcionando melhoria na qualidade de vida das pessoas”.

 A gerente da Fundação Sicredi, Cristiane Amaral, ressalta que o Programa A União Faz a Vida contribui para transformar a realidade por meio da educação. Promove a cooperação e a cidadania por meio de práticas que desenvolvem o empreendedorismo, a solidariedade, o diálogo, a justiça e o respeito à diversidade, valores tão necessários atualmente e que contribuem com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. “Nesses 24 anos, mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes e 253 mil educadores já fizeram parte do Programa”, diz ela ao complementar que o Sicredi desenvolve o Programa porque acredita na educação como forma de envolver e transformar as comunidades.

Em Mato Grosso, o PUFV é desenvolvido por oito cooperativas em 27 municípios. Mais de 69 mil crianças e adolescentes são atendidos, orientados por mais 3,4 mil educadores de 258 escolas públicas e privadas, que juntas, contabilizam a realização de mais de dois mil projetos. São mais de 50 apoiadores. No país, está presente em 369 cidades atendendo 284,6 mil crianças. Ao todo, 24,9 mil educadores estão envolvidos em 1.908 escolas. Mais de 6,6 mil projetos foram realizados usando a metodologia do programa.

Sobre os palestrantes 

Rossandro Klinjey 

Palestrante, escritor, psicólogo clínico e mestre em saúde coletiva. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de 100 milhões de visualizações. Autor de vários livros, sendo os mais recentes “As cinco faces do perdão”, “Help: me eduque!” e “Eu escolho ser feliz”. É consultor da Rede Globo em temas relacionados ao comportamento, educação e família, no programa “Encontro com Fátima Bernardes” e colunista da Rádio CBN.

Foi professor universitário por mais de 10 anos, hoje se dedica a palestras no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Ana Rosimeri Araujo da Cunha

Professora, pedagoga da educação especial, psicopedagoga clínica e institucional, mestre em Educação. Atuou como professora estadual no Rio Grande do Sul nos anos iniciais. Atualmente na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, atuou nas funções de coordenadora pedagógica em escola especial, coordenadora adjunta e coordenadora chefe do setor de educação especial e atualmente é vice-diretora de escola especial. Também atua como assessora de inclusão da Rede Marista Brasil Sul-Amazônia e professora visitante da Unisinos, nos cursos de pós-graduação em Educação.

Doriane Bagatolli

Coach e educadora parental em Disciplina Positiva Certificada pela Positive Discipline Association. Co-autora do livro "Coaching para Pais", trabalha há quase 20 anos com Desenvolvimento Humano. Graduada em Serviço Social e Administração, trabalhou como assistente social por 14 anos e desde 2007 é especialista em Aconselhamento Familiar Sistêmico e Ciências da Família. Possui diversos cursos na área, dentre eles Coaching para Pais pela "The Parent Coach Academy" (Lorraine Thomas - Londres), Kids Coaching e Teen Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil (ICIJ) e Coaching Parental pelo "The Parent Coach Brasil". Faz atendimentos, palestras e workshops para pais e educadores nas modalidades presencial em online.

Sidnei Oliveira

Consultor de carreira, expert em conflitos de gerações e na formação de mentores e no exercício da mentoria para o desenvolvimento de jovens potenciais. Autor de vários livros sobre liderança e dos best-sellers da série geração Y. É articulista e colunista na Exame.com, onde reflete sobre carreira, relacionamentos e estilo de vida dos jovens talentos de todas as gerações.

Bráulio Bessa
Vendo os “versos se bulir” desde muito cedo, aos 14 anos o menino de Alto Santo, interior do Ceará, rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Tendo como principal fonte de inspiração a poesia de Patativa do Assaré, Bráulio Bessa também versava à sua maneira dos afetos e da vida no sertão. Em 2012 com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou voos distantes e tal como a ave canora patativa, seu cantar encantou todo o Brasil.

Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, o poeta também é recepcionado semanalmente pelas famílias brasileiras no programa de TV Encontro com Fátima Bernardes, do qual é consultor de Cultura Nordestina e apresenta sob um olhar poético temas diversos. Disseminando sua poesia aos quatro cantos, Bráulio é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.

 ASSESSORIA DE IMPRENSA SICREDI CENTRO NORTE

Íconepress Assessoria de Imprensa e Agência de Conteúdo

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet