NOTÍCIAS | RAMO AGRO
Terça-Feira, 07 de Maio de 2019, 09h:50
Empaer desenvolve plataforma de gerenciamento
Serviços prestados ao agricultor familiar
EMPAER MT.jpg

 

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participaram no dia 03 de maio de uma capacitação sobre o Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento das Atividades da Empaer (Sagae). A plataforma digital foi elaborada pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) para acompanhar as ações de assistência técnica, pesquisa e fomento.
De forma transparente e moderna, a ferramenta será utilizada via web e aplicada para coletar as informações dos serviços prestados, além de avaliar o ganho social dos produtores rurais e o trabalho executado pelos funcionários da empresa. O técnico de Administração Sistêmica, Eder Antônio da Silva, explica que para a elaboração dessa nova ferramenta o setor vem trabalhando desde o ano de 2018, em parceria com o setor de Ater, Pesquisa e Fomento.
Conforme Eder, o Sagae vai possibilitar ao técnico, ao extensionista e ao pesquisador armazenar dados dos produtores atendidos e analisar os resultados da assistência técnica quanto à melhoria produtiva e rentabilidade, adequação ambiental e infraestrutura produtiva das propriedades rurais, além de registrar informações de eventos promovidos para capacitação e fomento junto ao produtor rural.
Além disso, a plataforma digital vai fornecer dados de comunidades e assentamentos de cada município, informando a área plantada, previsão de produção, número de produtores, tipos de equipamentos utilizados, condições da propriedade (se possui água, energia, esgoto, internet e outros), acesso as linhas de crédito, comercialização da produção e etc.
Eder comenta que será possível, com a ferramenta, fazer um diagnóstico integrado e mais preciso da área do produtor e da atuação do técnico da Empaer junto as propriedades atendidas, ou seja, os agricultores familiares. Essa foi a primeira capacitação para utilização da ferramenta e contou com a participação dos técnicos do Vale do Rio Cuiabá que serão os primeiros habilitados para usar a plataforma.
Segundo Silva, a operacionalização do sistema é simples e fácil. “Levamos mais de um ano para elaboração e finalização do sistema e a finalidade do trabalho que será executado no campo é a transparência da informação para os produtores e a sociedade em geral”, enfatiza.
O coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Osmano de Freitas Silva, ressalta que esta plataforma será utilizada pelos técnicos e pesquisadores para gerenciar todos os resultados dos produtores e técnicos da empresa criando assim um banco de dados eficiente e atualizado.
Conforme Osmano, o objetivo desse trabalho é monitorar, assessorar e controlar os resultados da empresa permitindo maior eficiência no atendimento ao produtor rural. “É motivo de orgulho que os nossos colegas da Gerência de Tecnologia da Informação (Geti) criaram um sistema tão importante e útil para atender os agricultores familiares”, esclarece.
O técnico agropecuário da Empaer, Carlos Henrique Reis que participou da capacitação, descreve que a nova ferramenta vai ajudar a programar o atendimento ao agricultor e auxiliar no fechamento do relatório com informações sobre o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso. “Estamos aprendendo a utilizar o sistema, não achei complicado e acredito que em menos de 45 minutos as informações estarão armazenadas”, afirma Reis.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet