NOTÍCIAS | CRÉDITO
Quinta-Feira, 31 de Outubro de 2019, 16h:50
Educação financeira no Dia do Servidor
Sicoob repassa dicas

Assessoria Sicoob Rondon
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

SICOOB

Educação financeira no Dia do Servidor

Sicoob promove Educação financeira no Dia do Servidor

As atividades em homenagem ao Dia do Servidor Público do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) foram encerradas no dia 30 de outubro com uma palestra sobre educação financeira promovida pelo Sicoob Integração, agência Tribunal. O bate-papo foi conduzido pelo diretor executivo do Sicoob Central Rondon, Clademir Salmoria, que abordou os caminhos para a conquista do equilíbrio financeiro, garantindo uma vida mais tranquila e sem imprevistos.

“Culturalmente, as pessoas não têm o hábito de saberem mais sobre a educação financeira. A proposta do Sicoob é despertar este comportamento na sociedade. Todo mundo pode e deve aplicar ferramentas que ajudem a transformar sonhos em metas a serem alcançadas, além de garantir um equilíbrio financeiro”, explica Clademir.

Durante a palestra, o diretor executivo chamou a atenção para o número de inadimplentes no Brasil divulgado pela Serasa Experian no primeiro semestre deste ano. De acordo com o levantamento, o país conta com cerca de 63 milhões de pessoas com o nome sujo ou dívidas atrasadas. Na região Centro-Oeste, o índice chega a 43,8%.

“Como pode uma das regiões mais ricas e produtoras do país ser a segunda com o maior número de inadimplentes? Alguma coisa está errada no planejamento financeiro desta população. E é isto que cada um deve observar na sua própria vida financeira. Não dá para gastar mais do que se ganha, acumular dívidas ou deixar de poupar dinheiro”, disse.

Como parte da programação da palestra, Salmória realizou uma enquete com os servidores presentes para identificar o perfil de consumo. Ele explica que dentro da educação financeira existem os perfis endividado, equilibrado e o poupador/investidor e que para cada um há propósitos e metas diferentes. “O primeiro passo da educação financeira é identificar de qual destes grupos você faz parte. Daí em diante é trabalhar o planejamento para chegar a um objetivo”, acrescentou.

O presidente do Sicoob Integração, Maurício Nantes, esteve no local e parabenizou os servidores do TCE/MT pelo seu dia, além de elogiar o desempenho das equipes das agências do Tribunal. “Estamos muito satisfeitos pelo trabalho realizado junto aos servidores e o crescimento do Sicoob, com a adesão cada vez maior de associados”, destacou.

Ao final, os servidores participaram de um sorteio e foram presenteados com brindes do Sicoob.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet