NOTÍCIAS | FACULDADE DO COOPERATIVISMO
Terça-Feira, 16 de Abril de 2019, 09h:20
Direito Cooperativo
Formação específica do I.COOP

Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria Sistema OCB/MT

Aula inaugural da Pós-Graduação de Direito Cooperativo

Assessoria Sistema OCB/MT

I.COOP

Aula inaugural da Pós-Graduação de Direito Cooperativo

 

A Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso - I.COOP inicia uma nova etapa com a abertura de pós-graduação de áreas específicas. O primeiro curso, de 360 horas, é direcionado ao Direito Cooperativo, que teve sua aula inaugural no dia 05 de abril de 2019, na sede do Sistema OCB/MT, onde funciona a Faculdade, em Cuiabá (MT), com a participação de 32 alunos. Mais duas pós-graduações específicas estão agendadas para este ano: contabilidade e comunicação.


“A ideia da Faculdade do Cooperativismo, é propor uma formação específica, numa instituição específica do cooperativismo, que foi criada para formar dentro do cooperativismo, dentro de todas as áreas do cooperativismo. Esse é o propósito, da terceira faculdade do cooperativismo no país, mas a primeira aberta, para atender o cooperativismo”, disse a diretora do I.COOP, Janete Delabarba,
Delabarba enfatiza de que “além do curso de direito cooperativo, nós já iniciamos os projetos para atender nas áreas de contabilidade cooperativa, comunicação, e os cursos de gestão de cooperativas, que estão previstos cinco para este ano. Isso já mostra quantas pessoas a faculdade vai preparar para atuarem nas diversas áreas que esse negócio exige”.


O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, disse na abertura da aula inaugura da Pós-gradual em Direito Cooperativo, que “no mundo competitivo em que nós estamos, e as cooperativas não estão fora desse cenário, a área de direito é muito específica e importantíssima, como a contabilidade e comunicação. São três áreas, que as cooperativas necessitam de conhecimento mais profundo. O advogado com essa pós em direito, esse conhecimento, vai trazer para as cooperativas algo muito mais positivo nas tomadas de decisão diante do mercado. É o conhecimento específico numa área muito importante e estratégica”.


O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, conta que para chegar nesse formato da Faculdade do Cooperativismo, foi um processo construído com paciência, com contatos, um conjunto de relação para ter o melhor resultado possível. “Nesse curso de direito cooperativo, estamos trazendo o que tem de melhor na área de legislação do direito cooperativo, comparando inclusive com legislação de outros países, porque na essência, o fundamento são os princípios cooperativos que norteiam a regulação do tipo societário. Entender isso na relação cotidiana, de tomada de decisões, entender esse modelo societário, e como as pessoas se relacionam nas decisões e nas operações, que são as relações econômicas, se não compreender como isso se dá, os problemas, os passivos acontecem”, pondera Mazzotti.


O superintendente acrescenta de que “é difícil encontrar uma cooperativa que não tenha tido um problema dessa natureza, por conta da não compreensão dessa relação econômica, apoiada num modelo de relacionamento do empreendimento cooperativo. Essa relação entre ‘eu’ cooperativo e o ‘nós’ e o mercado. Nós somos formados para o empreendimento privado individual, com fins de remuneração do esforço de produção via lucro, quando se muda a maneira de atuar e sem entender corretamente, os equívocos aparecem nas tomadas de decisões, e os passivos vão aparecer. Esse é o propósito desse curso de direito cooperativo, que é o de entendermos como é que funciona esse modelo jurídico”.


O coordenador do curso, o especialista e Doutor Marco Aurélio Bellato Kaluf, diz que foi o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, que lhe contou que Mato Grosso estava consolidando uma instituição de alma cooperativa, e junto veio o convite para participar dos cursos voltados para o direito cooperativo. “A Faculdade do Cooperativismo de Mato Grosso é a primeira instituição de alma cooperativa, independente, é única, é de coração cooperativista. E essa pós-graduação é a primeira consolidação do ensino de direito cooperativo no país de uma maneira acadêmica, sistematizada, como experiencia mundial e com a experiencia brasileira de mais de 70 anos de execução de pensamento cooperativo”.


Kaluf enfatiza de que esse curso voltado para o direito cooperativo promovido pelo I.COOP, “não estamos falando só de uma matéria, de um módulo, como um curso de poucas horas. Aqui está acontecendo o pensamento cooperativo, e não é como um curso de direito que se adapta as cooperativas, é a cooperação colocada em princípio, leis, normas, doutrinas, mas acima de tudo, no valor cooperativo, na pessoa, um modelo coletivo único. Vai transformar, completamente”.


O I.COOP – A Faculdade do Cooperativismo - está fundamentada na experiência de 47 anos do Sistema OCB em Mato Grosso. É a terceira Instituição de ensino superior brasileira especializada em cooperativismo. Foi criada para desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão do conhecimento focado nos negócios cooperativos. Apresenta projetos educacionais singulares e conteúdos estratégicos, aliados a experiência de mercado de cooperativas com presença no Brasil e no Mundo.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet