NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO
Terça-Feira, 12 de Fevereiro de 2019, 14h:33
Dia histórico para o Cooperativismo
1ª graduação do I.COOP começou

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria Sistema OCB/MT

 Dia histórico para o Cooperativismo

1ª graduação do I.COOP começou

O dia 11 de fevereiro de 2019 vai ficar na história do movimento cooperativista de Mato Grosso, mas com reflexo em todo Brasil e para o mundo. Essa foi a data de realização da aula inaugural, do primeiro curso de graduação superior de Tecnológico de Gestão em Cooperativas, promovido pela Faculdade do Cooperativismo - I.COOP.
“Foi a primeira aula, que através de um sonho voltado para todos os cooperativistas, enfrentando as dificuldades de um processo de construção, terminou em ação. Eu penso, que chegamos a um denominador comum, de que quem tem sonhos, tem vontade e chega na vitória. Isso aqui é uma vitória”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. “Mas, quem vai cuidar dessa faculdade, do futuro, quem vai em busca de novos sonhos? A resposta é simples: são esses alunos que estão estudando aqui na faculdade”.
O vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof, lembrou que desde 2004, “nas conversas que tivemos, nas viagem que fizemos juntos, o Onofre (Cezário de Souza Filho) já falava no desejo de construir de uma faculdade do cooperativismo e também de como usar todo potencial do agronegócio de Mato Grosso, e transformar este estado, em um estado cooperativismo. E esses sonhos estão se concretizando nesse dia, com a aula inaugural da Faculdade do Cooperativismo, que tem o propósito de formar executivos, jovens, trabalhadores, no cooperativismo, e também é a maneira de transformar o potencial mato-grossense, em realidade para o nosso futuro, e construir um mundo melhor através do cooperativismo”.
“Hoje é o nosso primeiro dia de aula e estamos muito felizes. Começamos um projeto novo, que é o investimento em educação cooperativista, e percebemos a receptividade dos alunos, dos conselheiros, dos cooperados, no potencial do nosso projeto e tenho certeza de que todos saímos dessa primeira aula, bem motivados para continuar esse processo educacional através da nossa faculdade e investindo no cooperativismo”, disse a diretora do I.COOP, Janete Carmen Dalabarba.
Para o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, esse “é um dia histórico”. Ele ressaltou que “depois de sete anos de todo processo para construção da faculdade, vamos agora para o segundo tempo do jogo. A base da nossa preocupação é a continuidade desse trabalho, de sua expansão, e eu penso, que na medita que vamos multiplicando este trabalho, mais gente vai se aproximar, e também fazer esse efeito multiplicador”. Ponderou ainda, que "o nosso fundamente é de que através da educação, do conhecimento estratégico, buscar as melhores experiencias, as melhores vivencias, e o que tem de melhor, para contribuir com a nossa gente, formar a nossa gente, pensando sempre no futuro, em dar estabilidade econômica, bem-estar a todos, enfim, dar dignidade às pessoas”.
O superintendente do Sistema OCB/MT, Renato Nóbile, participou da aula inaugural e disse que a Faculdade do Cooperativismo “é uma evolução nesse processo da responsabilidade do Sistema em formar pessoas”. Para ele “a educação é fundamental e o Brasil realmente carece e precisa, pois é determinante o processo educacional. Isso é um desafio muito grande e começa aqui a constituição de um legado, nessa questão educacional. Foi muito bem planejado, é o I.COOP é a realização de um sonho. É o cooperativismo de Mato Grosso fazendo acontecer, dentro de um processo extremamente necessário, não só dentro do cooperativismo, não só em Mato Grosso, mas para o país. Acredito que só teremos bons reestudados econômicos e sociais, na medida que evoluirmos os processos educacionais”.
O presidente do Sistema OCDF, Remy Gorga, que também prestigiou a aula inaugural do I.COOP, disse acreditar que a educação é fundamental para preparar as pessoas para o cooperativismo. “Nos inúmeros cursos oferecidos no Brasil, não existem referências ao cooperativismo. As pessoas ingressam nas cooperativas sem saber o que é uma cooperativa e como funciona, esse trabalho de capacitar é fundamental e eu acredito e parabenizo esse projeto, que teve início há sete anos e hoje aconteceu”. Remy Gorga ainda falou que o Sistema OCB do Distrito Federal está de “portas abertas para parcerias”.
Palestra Master - A primeira aula foi proferida pelo presidente do Sicoob Saromcredi, João Carlos Leite, que contou a história de como o cooperativismo pode transformar uma cidade. Uma história atual, que envolve pouco mais de seis mil habitantes da cidade São Roque de Minas, encravada na Serra da Canastra, em Minas Gerais. A história é tão incrível que se transformou em um livro ‘A Cidade Morria Devagar - O Romance de uma Cooperativa’.
A cooperativa nasceu da vontade em mudar uma história de decadência em função do fechamento de agentes financeiros, tendo sido a Minas Caixa (1991) o último. Após ouvir de bancos que a cidade não era uma praça bancária e mergulhada em um mar de dificuldades, a comunidade se propôs a reagir e ao invés de mudar de cidade, resolveu mudar a cidade.
Foi então que um grupo de 22 produtores rurais, com o apoio da Prefeitura Municipal e comerciantes locais, conseguiram fundar uma Cooperativa de Crédito que, em 28 de outubro de 1991, abriu suas portas e nunca mais parou de atender.
Hoje, a Cooperativa oferece um amplo porfólio de Soluções Financeiras e atua em dez municípios de Minas Gerais, com mais de 25 mil cooperados.
“São Roque deixa um legado de que não importa que você esteja uma localidade pequena, pobre, média ou rica, o cooperativismo é bem-vindo e que em qualquer classe social é possível usar do cooperativismo para melhorar a condição de vida de seu povo”, disse João Carlos Leite, um dos protagonistas de toda essa história.
Ele pondera que “nós temos um cooperativismo ainda incipiente no Brasil e um cooperativismo que se não investir em educação não vai ter sustentabilidade. O cooperativismo precisa de líderes, mas com valores e princípios, e a sustentabilidade do cooperativismo, eu só acredito mediante a um megaprojeto de educação. Esse exemplo de Mato Grosso deve ser copiado por todas as unidades estaduais, e acredito que todos têm condições”. Encerra dizendo que volta para Minas Gerais pensando assim, “o cooperativismo está forte, vendo um projeto de educação como este. Agora só temos que parabenizar e rezar, para que os dirigentes das cooperativas de Mato Grosso entendam a grandiosidade dessa faculdade”.
O Curso - O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, com 1.800 horas, é estruturado em cinco semestres, que se desdobram em seis disciplinas, cursadas presencialmente, de segunda a sexta feira, das 19h às 22h 30min. As aulas serão realizadas na sede da Faculdade do Cooperativismo, que fica em Cuiabá, na Rua 2/Quadra 04 / Lote 3 / Setor A - Centro Político Administrativo, mesmo endereço do Sistema OCB/MT.
A proposta da graduação é atender as demandas por educação cooperativista no Estado de Mato Grosso e vislumbra um projeto educacional voltado à formação de profissionais capacitados para participar da gestão dos negócios cooperativos de forma inovadora, empreendedora, sustentável e socialmente equitativa.
Participam do curso 35 alunos, que passaram por um vestibular e contam com bolsas de até 75%, através de recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop/MT.
O I.COOP– A Faculdade do Cooperativismo é a terceira instituição de ensino superior voltada para o movimento cooperativista do Brasil. A proposta do I.COOP é a de promove a produção de conhecimento na área do cooperativismo atuando como conversora das mais diversas expertises da área de negócios cooperativos apresentados com excelência pelos seus diferentes parceiros Institucionais: Sescoop/MT; OCB/MT e Cooperativas.
No desenvolvimento de programas inovadores na área de governança cooperativa buscamos somar a experiência de parceiros reconhecidos no mercado nacional e internacional.
Conheça a Faculdade do Cooperativismo - I.COOP - http://icoop.edu.br/

 Veja mais fotos clicando aqui 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet