NOTÍCIAS | ATITUDES SIMPLES MOVEM O MUNDO
Segunda-Feira, 06 de Maio de 2019, 14h:22
Dia C 2019 é lançado em Mato Grosso
Cooperativas debateram sobre reponsabilidade social

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

SITE 29.jpg

Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti

‘Atitudes simples movem o mundo’ com esse slogan o movimento de voluntariado do cooperativismo, Dia de Cooperar, lançou a campanha em Mato Grosso no dia 03 de maio no Centro de Eventos do Pantanal. Foram mais de 60 pessoas presentes, sendo elas representantes das cooperativas Cepel, Coabra, Coacen, Cooami, Coomplementar, Coomser, Cooperar, Cooperflora Brasil, Cooperfrente, Cooperpontes, Coopersino, Cooperverde/MT, Coopnoroeste, Coopserv's, Cootransverde, Educanobres, Eduluc, Primacredi, Sicredi Sul, Unicred, Unimed Araguaia, Unimed Cáceres, Unimed Cuiabá, Unimed Vale do Sepotuba, Uniodonto/MT.
O evento contou com a abertura do Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, que enfatizou que “as cooperativas são as protagonistas desse projeto, o Dia C é uma forma de mostrar o que as cooperativas estão fazendo para o ambiente onde vivem, já que é nosso dever fazer do lugar onde vivemos, o melhor lugar do mundo para se viver”.
O evento também contou com a presença da Gerente de Desenvolvimento das Cooperativas do Sescoop Nacional, Geane Ferreira, que trouxe uma analise dos 10 anos do Dia C no Brasil, que surgiu em Minas Gerais em 2009 e começou a ser expandida a partir de 2013 para outros estados, entre eles Mato Grosso. “O grande objetivo do Dia de Cooperar é que as cooperativas realizem ações que façam sentido para a comunidade e façam sentido também para a cooperativa. Por isso estimulamos cada vez mais que sejam realizadas ações continuas”, comentou a gerente.
Segundo Geane foi identificado que, as cooperativas possuem potencial para ajudar na Agenda 2030 que estabelece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). “As ações realizadas pelas cooperativas além de ajudarem a cumprir as ODS, também cumpre com o 7º principio do cooperativismo que é o ‘Interesse pela comunidade’ ou seja, já temos essa responsabilidade social no nosso DNA”, enfatizou a represente nacional.
O Sistema de preenchimento do Dia de Cooperar recebeu no ano de 2017, o reconhecimento internacional de Sistema Exemplar pela ONU, pois é possível reconhecer quais ODS as iniciativas estão relacionadas, quais cooperativas são participantes. A Aliança Internacional das Cooperativas (ACI) também reconheceu o potencial das cooperativas e criou uma plataforma chamada Coops for 2030, onde as cooperativas de todo o mundo podem inscrever suas iniciativas relacionadas as ODS.

DSC_0921.JPG

Gerente de Desenvolvimento das Cooperativas do Sescoop Nacional, Geane Ferreira

Segundos os dados apresentados, o Dia C está em 1.136 municípios brasileiros, em Mato Grosso o movimento de voluntariado se encontra em 88 municípios, isso significa que o Dia de Cooperar está presente em 62,4% do Estado de Mato Grosso. Quanto a quantidade de beneficiários, o número quase dobrou, passando de 59.652 em 2017 para 113.502 em 2018 um crescimento de 90%, o número de voluntários também cresceu, representando 54,9% a mais do que o ano anterior, sendo que em 2017 foram 4.433 e em 2018 um total de 6.869.
O evento contou com a palestra ‘Responsabilidade Social’ ministrada pela Consultora na área de Responsabilidade Social, Ana Cristina Maia que disse que é necessário colocar essa preocupação com o social como uma ferramenta estratégica da cooperativa. “as cooperativas possuem um beneficio enorme, pois já possuem incorporada essa crença e esse valor de entender a sociedade como um público muito importante, como parte do seu papel em influenciar a comunidade, e com isso já no DNA da cooperativa, torna a responsabilidade social ainda mais potente, porque faz parte da vida da cooperativa. Acredito que a cooperativa pode ter o papel de ‘advocacy’ que é influenciar outras organizações que também possuem boa práticas sociais, como o Dia C”, comentou a consultora.
PLANTANDO FUTURO

DSC_0940.JPG

Antoniethy Barbosa e Maíra Barbato da Unimed Vale do Sepotuba

A Cooperativa Medica Unimed Vale do Sepotuba apresentou a iniciativa realizada pela cooperativa, que em 2018 foi escolhida para representar Mato Grosso na revista nacional do Dia C. ‘Plantando Futuro’ originou-se quando em 2016 o município de Tangara da Serra sofreu uma crise hídrica e para resolver o problema ampliaram o reservatório de água, mas com isso uma área que fica próxima ao reservatório foi desmatada. Em 2017 a Unimed adotou como projeto uma área de 2.000m² e plantaram 250.000 mudas, “todo mundo sabe que nos somos diferentes, cooperativa é diferente, nos preocupamos com o ambiente de onde vivemos” disse Antoniethy Barbosa Pereira da Unimed Vale do Sepotuba.
Em 2018 a cooperativa realizou o plantio de grama ao redor da área reflorestada, foi feito com o intuito de evitar erosão. No mesmo dia, foi realizado o plantio eólico, onde aproximadamente 5.000 semestres foram colocadas em diversos balões biodegradáveis, que foram soltos pelos voluntários. A cooperativa também inaugurou a usina fotovoltaica, uma energia limpa e renovável, que reduz a quantidade de C02 produzido.
“A Unimed Vale do Sepotuba e o instituto Pró Vale agradecemos imensamente o Sescoop/MT por toda capacitação, todos os encontros que tivemos, porque foi a partir desses encontros que nos entendemos o verdadeiro sentido e a importância de ter essas ações continuas” disse Maíra Barbato Bortoluzzi da Unimed Vale do Sepotuba.
PRÊMIO SOMOSCOOP

A Analista de Monitoramento do Sistema OCB/MT, Georgeana Caldas Siles apresentou as cooperativas o Prêmio SomosCoop – Os melhores do ano. A premiação é realizada a cada dois anos e as cooperativas podem inscrever seus projetos de boas práticas em seis categorias, sendo elas: Fidelização; Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Inovação e Tecnologia; Desenvolvimento Sustentável; Fidelização; e Intercooperação. 

TROFÉU DIA C
As cooperativas que realizaram iniciativas na edição do Dia C 2018 receberam o Troféu de Participação no final do evento de lançamento. O Relatório do Dia C 2018 foi apresentado e as cooperativas podem ter acesso a ele clicando aquiVeja mais fotos

TROFÉUS.jpg

Troféu de Participação do Dia C 2018



LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet