NOTÍCIAS | RAMO CRÉDITO
Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018, 11h:17
Copom mantém juro básico
Taxa ficou em 6,5% ao ano

G1

COPOM

 

Esta foi a última reunião do Comitê de Política Monetária neste ano, e decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Taxa Selic está no menor patamar da série história.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (12) manter a taxa básica de juros da economia em 6,5% ao ano. Esta foi a última reunião do Copom neste ano.
A manutenção da taxa Selic, pela sexta vez consecutiva, já era esperada pelo mercado financeiro. Este é o menor patamar desde o início do regime de metas para a inflação, adotado em 1999.
Com a inflação sob controle, a expectativa das instituições financeiras é que a taxa de juros começará a ser elevada gradualmente pelo Copom a partir de setembro do ano que vem, alcançando 7,5% ao ano no fim de 2019.
O que diz o Copom
Na avaliação do Copom, ouve “arrefecimento” do risco de não aprovação de reformas como a da Previdência e dos ajustes necessários na economia brasileira.
A avaliação do Banco Central é que, sem a aprovação de medidas de ajuste fiscal, há pressão para os preços subirem, pois crescem as incertezas em relação à economia brasileira.
O texto representa uma mudança no posicionamento divulgado na reunião anterior, em outubro, quando a avaliação era de que a frustração da continuidade das reformas era um dos principais riscos para a inflação.
Por outro lado, o Copom analisa que aumentou o risco de a ociosidade da economia brasileira causar baixa inflação, em nível “abaixo do esperado”.
Na primeira reunião após a trégua comercial entre Estados Unidos e China, o BC avalia que“o cenário externo “permanece desafiador para economias emergentes” em razão da política de normalização dos juros nos Estados Unidos e das disputas do comércio global.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet