NOTÍCIAS | LEITE
Quarta-Feira, 25 de Setembro de 2019, 09h:10
Coopernova serve queijo de 1.817 Kg
Agroleite o Costelão da Independência

Coopernova

Coopernova serve queijo de 1.817 Kg

Coopernova serve queijo de 1.817 Kg

A Coopernova - Cooperativa Agropecuária Mista Terranova, em parceria com o CTG Querência Nova, realizou nos dias 06, 07 e 08 de setembro, o “2º Agroleite-MT” e o “13º Costelão da Independência” em Terra Nova do Norte – MT, atraindo público de vários estados do país. O evento reuniu expositores de produtos agropecuários, máquinas e equipamentos agrícolas, bovinos e matrizes leiteiras, palestras técnicas e apresentação de um queijo gigante e uma deliciosa goiabada de 425 kg.

O evento teve início às 8:30 horas do dia 06 de setembro com a abertura oficial pelos representantes da Coopernova: Milton José Dalmolin, Odomeno Paimel Franco, Valdomiro Fernandes e Carlos Antônio Távora Araújo. Em seguida foram realizadas palestras técnicas sobre o “Conforto térmico para o gado leiteiro” e sobre “Qualidade do leite e instruções normativas 76 e 77”, pelo pesquisador da Embrapa, Dr. Luciano Bastos Lopes, médico veterinário com doutorado em epidemiologia e doenças infecciosas.

Às 11:00 horas foi realizada a palestra “Mudando de vida produzindo leite”, pelo Sr. Nivaldo Michetti, produtor de leite de Paranaíta, que contou sua experiência com o leite ao longo dos anos. Em seguida houve entrega de certificado e premiação para os dez associados que apresentaram melhor qualidade do leite no período de julho de 2018 a julho de 2019.

No período da tarde, no stand da Coopernova, foi realizada comercialização de reprodutores e matrizes da raça girolando que estavam expostos no evento. E o sorteio de dois televisores e dois notebooks para os associados que estavam presentes com os cônjuges.

Coopernova

Coopernova serve queijo de 1.817 Kg

10 mil pessoas participam dos eventos

Dia 07 de setembro foi dia de atrações culturais, iniciando com café da manhã às 7:00 horas, Missa Crioula às 10:00 horas e às 12:00 horas foi servido o almoço com costelão. À tarde a animação ficou por conta do “Grupo Gaitaço”, com baile animado de tradição gaúcha.

Já no dia 08 de setembro, às 09:00 horas foi realizada palestra sobre “Criação de bezerros e colostragem”, pelo Sr. Alexandre Scarpa, médico veterinário e zootecnista. Em seguida foi realizada palestra sobre “Importância do melhoramento genético do rebanho leiteiro”, pelo Sr. Eberson Bezerra Ponzio, médico veterinário. Às 11:00 horas foi realizada palestra sobre “Correção de solo”, pelo Sr. Jocenir Cerbaro, técnico em agropecuária, agrônomo e especialista em manejo e fertilidade de solo pela ESALQ-SP.

Ao meio dia, a tradicional feijoada foi servida pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Terra Nova do Norte – MT. E às 15 horas foi o momento mais esperado: Apresentação do Queijo Gigante de 1817 Kg e de uma Goiabada de 425 Kg, recebendo aplausos do público, que ganhou um pedaço de queijo e um pedaço de goiabada.
No encerramento, o “Grupo Gaitaço” voltou a animar o evento.

Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o evento, deixando expectativas para o próximo ano.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet