NOTÍCIAS | GESTÃO E GOVERNANÇA
Sexta-Feira, 11 de Março de 2022, 11h:00
Cooperativas já podem se inscrever no novo ciclo do PDGC
Evolução das práticas de gestão e governança

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Novo ciclo do PDGC

SOU COOP

 

As cooperativas de todo país já podem iniciar a trilha de excelência, aderindo ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, mais conhecido como PDGC. A trilha é composta, a partir deste ano, de quatro níveis: ID - Identidade Cooperativa; PI - Primeiros Passos para a excelência; CE - Compromisso com a Excelência; e RE - Rumo a Excelência.

O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, lembra que “desde a primeira edição da premiação em 2013, estruturada pelo Sescoop, com apoio da Fundação Nacional de Qualidade, o PDGC tem como como propósito melhorias do processo de governança e gestão das cooperativas”.

Cooperativas já podem se inscrever no novo ciclo do PDGC

Superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti

Mazzotti explica que "no quesito governança, o objetivo é para que haja uma correta compreensão da parte das lideranças eleitas das suas funções de agentes representantes das cooperativas, adotando as melhores práticas, entre elas a transparência e a prestação de contas perante o quadro social. No quesito gestão, o Programa ressalta a necessidade da compreensão dos papéis dos agentes eleitos e dos agentes contratados para condução dos negócios da cooperativa, o que gera um processo de profissionalização na gestão da cooperativa, onde cada um se dedique a sua função”.

O superintendente do Sescoop/MT ainda ressalta que “com a adoção do PDGC as cooperativas identificam as oportunidades de melhorias, tanto na governança quanto na gestão. Isso gera maior confiança e credibilidade nas relações tanto com os cooperados, como nas demais partes interessadas, como instituições públicas, fornecedores e agentes financeiros”.

Para o ciclo 2022, a novidade foi a inclusão do questionário da Identidade Cooperativa (ID), que analisa as práticas relacionadas aos princípios e valores cooperativistas, e faz parte do primeiro nível avaliativo para diagnosticar se a cooperativa está realmente cumprindo os requisitos básicos que permeiam a filosofia do modelo de negócios.

“No primeiro nível, que é o ID, a cooperativa realiza sua autoavaliação e a Unidade Estadual valida o processo”, explica a analista de monitoramento do Sescoop/MT, Georgeana Caldas Siles. Ela também orienta para que as cooperativas iniciem ainda no primeiro semestre, a inscrição na plataforma do PDGC “para que possam analisar os processos de governança e gestão, promovendo os ajustes necessários no preenchimento dos questionários no nível de maturidade que optou por fazer”.

Georgeana Caldas Siles, disse que “o Sescoop/MT está à disposição das cooperativas para dar todo suporte e orientação para auxiliar as cooperativas para que entendam todo processo de participação das quatro trilhas e possam preencher os questionários de autoavaliação”. Os interessados podem ligar no Sescoop/MT no telefone (65) 3648-2418.

O Sescoop/MT já programou para o mês de abril, um workshop para dar suporte para que as cooperativas se preparem, além do acompanhamento com o programa Diagnóstico Assistido.

É também a partir do PDGC que o Sistema OCB realiza o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão e a premiação ocorre a cada dois anos. As cooperativas reconhecidas pelas boas práticas de governança e gestão são divididas por níveis de maturidade - Primeiros Passos, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.

No último ciclo do PDGC cinco cooperativas de Mato Grosso foram premiadas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão: Primeiros Passos - Unimed Cuiabá (Bronze); Compromisso com a Excelência - Sicredi Grandes Rios MT/PA(Bronze); Sicredi Ouro Verde MT e Sicredi Sudoeste MT/PA (Prata); e Rumo a Excelência - Sicredi Celeiro MT/RR (Prata).

Como participar do PDGC

Acessar o Link do site do PDGC – onde terá acesso a informações e materiais de apoio: Clique aqui no Site do PDGC  

Acesse pelo Link a ferramenta de preenchimento para realizar a autoavaliação: Clique aqui Acesso a ferramenta PDGC – Autoavaliação

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet