NOTÍCIAS | FORTALECER O COOPERATIVISMO
Quarta-Feira, 04 de Agosto de 2021, 10h:00
Cooperativas de leite participam de ‘plano de expansão’ proposta pelo governo de MT
Coops são responsáveis por quase 50% da produção de leite em MT

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Cooperativas de leite participam de ‘plano de expansão’ proposta pelo governo de MT

Reunião com o governador Mauro Mendes e representantes da setor lácteo de MT

Estão registradas no Sistema OCB/MT 10 cooperativas do setor lácteo, que contam com 6.829 associados, 912 funcionários e são responsáveis por quase 50% da produção de leite no estado de Mato Grosso. Apesar do estado possuir o maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 30 milhões de cabeças, Mato Grosso ocupa o 11ª no ranking nacional da produção de leite.
Para mudar esse cenário, principalmente no setor lácteo cooperativista, representantes da OCB/MT e das cooperativas de leite, participaram da reunião com o governador Mauro Mendes, no início da semana (28.07),, no Palácio Paiaguás, para tratar de um programa de expansão da bacia leiteira em Mato Grosso, visando o desenvolvimento do setor e reduzir a ociosidade dos laticínios do Estado, que hoje chega a 50% da capacidade.

“O governador fez um desafio para no prazo de 15 dias, a cadeia produtiva do setor lácteo, estruturar um programa de melhoramento do setor lácteo de Mato Grosso, visando fortalecer o setor, aumentar a integração do homem do campo e diminuir os gargalos enfrentado, como a baixa produtividade e sazonalidade”, disse o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, que participou do evento.
Azevedo disse, que já está sendo feito um levantamento junto às cooperativas dos principais pontos para o programa de expansão, e ressaltou que “o cooperativismo ganha força neste processo e vamos alinhar as ações em parceria com o a Associação de Produtores de Leite (Aproleite), com o Sindicato das Indústrias de Laticínios de MT (Sindilat – MT), o Senar e produtores”.

Cooperativas de leite participam de ‘plano de expansão’ proposta pelo governo de MT

Durante a audiência como governador Mauro Mendes foram entregues produtos das cooperativas Coopernova e Comajul

Para o presidente da cooperativa Coopnoroeste, Mizael Barreto, a iniciativa do governador vem ao encontro do trabalho desenvolvido principalmente pelas cooperativas agropecuárias do estado. “As cooperativas agropecuárias são exemplo de apoio ao produtor de leite em nosso estado, como é o exemplo da nossa cooperativa que tem 45 anos de fundação e sempre trabalhou para fortalecer a agricultura familiar na região Oeste de Mato Grosso, espero que com essa iniciativa do governador que possamos elaborar um programa de crescimento do setor leiteiro do estado” afirmou Barreto.

Para o presidente da Cooperativa Mista Ouro Verde (Comov) de Alta Floresta, Antonio Favarin, uma das ações que podem permear o programa em desenvolvimento é encontrar formas de reduzir os custos de produção de leite. “Hoje pagamos caro para alimentar a vaca. O preço da ração ano passado custava R$ 0,80 centavos o quilo. Hoje essa mesma quantidade está custando R$ 2. Mais que dobrou em menos de um ano”, explicou o presidente da cooperativa que reúne 80 produtores de leite.

Na reunião, que contou com a participação do secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, e do presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, órgãos que atuam diretamente na atividade desenvolvida majoritariamente por agricultores familiares, foi levantada a necessidade de se reduzir a ociosidade dos laticínios do Estado, que hoje chega a 50% da capacidade, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso (Sindilat).

“Nossa produção diária é de 4,02 litros de leite por vaca ordenhada. Queremos, enquanto Governo do Estado, saber lá da ponta, consultando os envolvidos nesse processo produtivo, como podemos dobrar essa produtividade”, destacou o governador.

Identificando quais os desafios que a bacia leiteira enfrenta para poder expandir, o Governo do Estado irá elaborar as ações que cada segmento deverá adotar para colocar o programa em ação. Uma das possibilidades levantadas durante a reunião foi a do Estado oferecer subsídios para que o produtor de leite possa ter acesso a linhas de crédito facilitadas que os ajudem a investir na atividade leiteira, como compra de animais, expansão da propriedade ou aquisição de tecnologias que o ajudem no trabalho diário.

“O fundo garantidor que pode dar esse suporte a bacia leiteira está pronto, estamos regulamentando ele na Sefaz e queremos o quanto antes deixá-lo pronto”, disse o governador.

Durante a audiência como governador Mauro Mendes foram entregues produtos das cooperativas Coopernova e Comajul.

Fonte: Com informações da Secom/MT e Assessoria da Coopnoroeste

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet