NOTÍCIAS | EXPERIÊNCIAS QUE PODEM MUDAR CAMINHOS
Sexta-Feira, 29 de Julho de 2022, 08h:00
Cooperativas de Crédito de MT na Conferência Mundial WOCCU
Experiências que podem mudar caminhos

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Cooperativas de Crédito de MT na Conferência Mundial WOCCU

Presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho

A Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, que ocorreu de 17 a 20 de julho, em Glasgow, na Escócia, e foi uma iniciativa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês), que teve o objetivo de proporcionar aprendizados e conexão entre profissionais de cooperativas de crédito em todo o mundo.

Uma experiência vivida por mais de 1.500 profissionais de cooperativas de crédito de todo o mundo, sendo 300 brasileiros. “Realmente um evento deste porte promove grandes trocas de experiências e conhecimento. É um lugar para ser feita a intercooperação de ideias, negócios, conhecer tendências e assim agregar para o cooperativismo do Brasil”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, que participou da WOCCU.

Cezário ressalta que “é necessário um acompanhamento sistêmico para levar todo esse aprendizado para ser executado de forma sistêmica, promovendo o desenvolvimento das cooperativas de crédito, que causam grandes impactos nos demais setores, e principalmente nas comunidades onde estão inseridas”.

“Com as mudanças e disrupção ocorrendo todos os dias numa velocidade nunca vista, estar na WOCCU e ter a possibilidade de ver o que tem de novo nas cooperativas de crédito do mundo todo é sem dúvida uma grande oportunidade”, disse Aifa Naomi Uehara, presidente do Sicoob Central Rondon.

Ela pontua que “o compartilhamento dessas experiências nos traz mais segurança e podemos avaliar se estamos no caminho certo. Percebe-se que as angústias são semelhantes e a vontade cada vez maior de levar o cooperativismo de crédito a mais pessoas é latente. Uma experiência muito boa e voltamos para casa com mais conhecimento e exemplos de práticas que podemos implementar em nossas cooperativas”.

Cooperativas de Crédito de MT na Conferência Mundial WOCCU

Aifa Naomi, presidente do Sicoob Central e João Spenthof presidente da Central Sicredi compartilhando conhecimento na Woccu

“Foi muito importante participar de um evento como a Woccu onde, além de todo aprendizado, tivemos nossos jovens premiados, na área de empreendedorismo, inovação, responsabilidade social e sustentabilidade. E a participação dos jovens no cooperativismo é outro grande desafio, pois precisamos trabalhar na renovação do quadro social, que está envelhecendo bastante, e as novas gerações querem inovações, soluções digitais que possam estar conectadas com eles. Mas também constatamos que o Brasil está no caminho certo”, disse o presidente da Central Sicredi Centro Norte e vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof.

“Vimos que um dos grandes desafios para as cooperativas de crédito é em como chegar a um bilhão de membros no mundo inteiro. Hoje são 300 milhões e há um grande caminho pela frente. Mas, as cooperativas têm um poder muito grande de ajudar a transformação das suas comunidades, elas têm uma causa muito importante, que é ajudar as pessoas a melhor a sua qualidade de vida”, disse Spenthof.

De acordo com o último relatório divulgado pelo WOCCU, existem mais de 86 mil cooperativas de crédito presentes em 118 países de todos os continentes. Elas atendem mais de 375 milhões de associados, o equivalente a cerca de 12% da população economicamente ativa mundial.

  Cooperativas de Crédito de MT na Conferência Mundial WOCCU

Experiências que podem mudar caminhos

No Brasil são 775 cooperativas, com 13,5 milhões de associados e 7.238 unidades de atendimento, que hoje representam a maior rede de atendimento financeiro do Brasil.

Em Mato Grosso as 18 cooperativas de crédito já atraíram 17% da população. De acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT -, o número total de cooperados no Estado em 2020 chega a 632.965, enquanto o de habitantes é de 3.567.234, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em mais de 50 municípios mato-grossenses, a população é atendida somente por uma cooperativa de crédito.

WOCCU – O Conselho é uma associação comercial global que atua para desenvolver de forma sustentável as cooperativas de crédito e outras cooperativas financeiras no mundo. O colegiado trabalha junto aos governos pela melhoria nas legislações e regulamentações. Também oferta programas de assistência técnica com novas ferramentas e tecnologias para fortalecer o desempenho das cooperativas do ramo e aumentar o alcance delas. O conselho engloba 86.451 cooperativas de crédito em 118 países, que atendem 375 milhões de pessoas e já implementou mais de 300 programas de assistência técnica em 90 países.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet