NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO
Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2021, 09h:10
Cooperativa de crédito e escola de Cuiabá lançam piloto do Programa Financinhas
Intercooperação Sicoob União MT/MS e a Escola Cooperar

Assessoria Sicoob União MT/MS

Cooperativa de crédito e escola de Cuiabá lançam piloto do Programa Financinhas

Intercooperação Sicoob União MT/MS e a Escola Cooperar

Criado pelo Instituto Sicoob no ano passado, o Programa Financinhas ganhará um projeto piloto em Cuiabá (MT), por meio de uma parceria do Sicoob União MT/MS e a Escola Cooperar. A unidade conta com dois professores selecionados que já passaram por um curso de formação para a implantação do programa nos próximos meses. O objetivo é promover atividades junto com alunos do Ensino Fundamental abordando conceitos da educação financeira e cooperativismo.

A finalidade do projeto piloto é ampliar a utilização da Coleção Financinhas, uma série de livros infantis sobre finanças, como base de uma metodologia desenvolvida para escolas de Ensino Fundamental. A proposta é espalhar os conceitos da educação financeira entre as crianças por meio de atividades lúdicas e que contribuam com sua formação, conforme os princípios 5 e 7 do cooperativismo relacionados à educação, formação e informação e o interesse pela comunidade.

Em Cuiabá (MT), a escolhida para o projeto é a Cooperar - Cooperativa Educacional dos Servidores do IFMT e os apoiadores serão a coordenadora do Ensino Fundamental, Luzianne Silva Ferreira e o professor de matemática e música, João Domingos Azevedo. Os dois passaram por uma formação virtual junto dos representantes de 12 centrais do Sicoob pelo Brasil dos dias 22 a 24 de setembro. De acordo com a Diretora Comercial do Sicoob União MT/MS, Rosane Herculino, a escola já é parceira da cooperativa em outros projetos.

“O propósito deste projeto é fomentar a educação financeira nas escolas para, quem sabe, tornar-se uma disciplina tradicional nos colégios. É importante que desde cedo as crianças saibam a importância do dinheiro, de como gastar e guardar. É um tipo de conscientização que ajudará este público no futuro, pois muda desde agora a ideia que eles têm a respeito do dinheiro”, acrescenta. 

Para a coordenadora do Ensino Fundamental da Cooperar, Luzianne Silva Ferreira, o projeto é de extrema importância para a conscientização e autocontrole das crianças. A turma definida para implantação do Financinhas é a do 4º ano. “Tenho certeza que será muito bom para eles ainda pequenos aprenderem como poupar e o valor do dinheiro. Hoje em dia, as crianças são cada vez mais expostas ao consumo, então ensiná-los como fazer isso de forma controlada é interessante”, pontua.

Integrante do projeto como Pessoa de Desenvolvimento Estratégico da Central Rondon, Patrícia Helena Rêgo, explica que após a formação dos dois professores da Escola Cooperar, a próxima fase consiste na apresentação do projeto para a escola, mães, pais e alunos ao longo do mês de outubro. Para os dias 04 e 18 de novembro, estão previstas as atividades de implantação conforme o Guia Pedagógico elaborado pelo Instituto Sicoob.

“A previsão é de que na Escola Cooperar o projeto piloto tenha duração até fevereiro de 2022, com a introdução da educação financeira com as crianças por meio de uma metodologia interdisciplinar. Agora os professores organizarão estas atividades para aplicar os conceitos da melhor forma possível”, finaliza Patrícia.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet