NOTÍCIAS | AGRO
Segunda-Feira, 22 de Março de 2021, 08h:50
Cooperativa Cooperfibra completa 20 anos
170 associados produtores rurais

Assessoria Cooperfibra
Campo Verde / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Divulgação

Cooperativa Cooperfibra completa 20 anos

170 associados produtores rurais

São 20 anos de muito trabalho de uma cooperativa que mudou a vida de centenas de agricultores que se fortaleceram mesmo em momentos difíceis, devido à união pelo conhecimento e progresso do agronegócio.

O início foi humilde, a cooperação de 20 produtores em torno de um objetivo, que era realizar um pool de compras, para tentar diminuir os custos da produção rural, para que pudessem ser mais competitivos. Com o tempo começaram a ampliar a gama de serviços aos cooperados, além de comprar comercializavam em conjunto, sucessivamente foram agregando mais serviços, contratando especialistas em diversos setores, conquistando a excelência, sem deixar de lado a luta constante pela inovação e conhecimento.

Hoje completando 20 anos, a Cooperfibra conta com cerca de 170 associados, produtores grandes, médios e pequenos, que tem os mesmos benefícios como umas principais premissas do cooperativismo.

A Cooperfibra hoje expande barreiras, além de cooperados de Campo Verde, tem cooperados de Jaciara, Dom Aquino, Primavera do Leste e até mesmo de outros estados como Mato Grosso do Sul.

Além da sede central administrativa, a Cooperfibra possui laboratórios modernos de classificação de pluma, setor de comercialização especializado, setor de seguros, insumos, segurança e monitoramento entre outros serviços.

Outras cooperativas subsidiárias, como a Cooperfios e Coopergrãos, hoje independentes, também nasceram através da Cooperfibra, que ainda tem participação em ambas.

Cabe ao produtor rural Gustavo Pinheiro Berto, atual presidente da Cooperfibra, conduzir essa data especial, que infelizmente devido ao momento pandêmico, não será comemorada como o esperado. Mesmo assim o legado da Cooperfibra é lembrado com muita satisfação segundo o presidente, “é uma data especial, é claro que não será como imaginamos, vamos ter que deixar as comemorações para outra data, mas é um momento de lembrarmos de tudo que a Cooperfibra trouxe de benefícios para os produtores e para a região.”

“Eu aponto como o principal fator o conhecimento que conseguimos adquirir como produtores rurais, que nos fez produzir mais, com qualidade, tecnologia e inclusive o que nos tornou referência. Acredito que muitos desses produtores que são cooperados atingiram esse patamar, porém a cooperativa fez isso de maneira mais rápida,” afirmou Berto.

Ele lembra com carinho a época em que a Cooperfibra era o ponto de encontro dos produtores da região. “Hoje já não encontramos mais os nossos amigos cooperados no dia a dia da Cooperfibra, o mundo mudou, estamos on-line, mantemos contato, mas da saudade do tempo em que aqui era nossa segunda casa.”

Além de movimentar milhares de toneladas em grãos e pluma, a Cooperfibra também tem papel social extremamente importante, além de uma grande geradora de empregos, a cooperativa está presente em diversos projetos sociais e campanhas que beneficiam a sociedade de maneira direta e indiretamente, um exemplo é a campanha Natal Solidário desenvolvida anualmente pela Cooperfibra, que ajuda centenas de famílias carentes de Campo Verde através das instituições filantrópicas.

Para o futuro a Cooperfibra pretende se aproximar ainda mais da sociedade e manter aceso os projetos futuros e outros que já estão em andamento, como o barracão de insumos em Jaciara.
O fato é que o futuro reserva muito trabalho, como sempre foi, muitas conquistas e muita cooperação que sempre foi seu principal objetivo.

Neste contexto, queremos lembrar e destacar a importância de todos que estiveram conosco nesta caminhada: nossos cooperados, colaboradores, clientes, fornecedores, instituições financeiras e demais parceiros e prestadores de serviços, pela presença e participação contínua em nossas atividades ao longo destes 20 anos de nossa cooperativa.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet