NOTÍCIAS | SAÚDE
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 10h:11
Conscientização e incentivo à imunização
Focos do junho lilás da Unimed Cuiabá

Assessoria Unimed Cuiabá
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Conscientização e incentivo à imunização

Unimed Cuiabá enfatiza o cuidado e a prevenção de doenças

Mensalmente, por meio da Aquarela da Saúde, a Unimed Cuiabá enfatiza o cuidado e a prevenção de doenças, com ações informativas de educação em saúde. Neste mês, o enfoque é na conscientização e incentivo à imunização, com o “Junho Lilás” e tema “Vacinar é a melhor forma de proteção para você e sua família”. 

A vacina é um dos métodos mais efetivos na prevenção de doenças graves que atingem a população. Ela é segura e estimula o sistema imunológico a se proteger contra doenças transmissíveis.

O alergista e imunologista Dr. Juliano Coelho Philippi ressalta os cuidados elementares que auxiliam a manter a imunidade. “O cuidado com a saúde deve ser completo, pois a imunidade é reforçada por hábitos saudáveis, como alimentação, exercícios físicos, sono equilibrado e visitas ao médico. A imunização é um cuidado extra que reforça a saúde, fortalecendo a defesa do sistema imunológico e deve ser prioridade em qualquer idade. Além da rotina da assepsia das mãos e o uso de máscaras são muito importantes durante o período da pandemia."

Ao se vacinar, o indivíduo além de se proteger ajuda toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Por isso é tão importante manter a vacinação em dia. “Além de proteger a saúde de quem a recebe, a imunização é importante no cuidado e prevenção para todos com quem a pessoa se relaciona diariamente. Por isso, quanto mais indivíduos vacinados contra determinada doença, menor será a taxa de casos, assim como a transmissão da doença. Ressaltando que no caso da Covid-19, mesmo os vacinados, devem manter os cuidados, por se tratar de uma doença nova com alta incidência e em processo de mutação intensa.”

Embora não seja a principal vantagem das vacinas, elas também podem poupar seu dinheiro em tratamentos médicos caros e até em hospitalizações. Aliás, internações resultam em risco de complicações das doenças para as quais já existe imunização.

O médico esclarece ainda que todas as vacinas disponíveis no mercado são seguras e passaram por diversas fases de processos. “As vacinas são fabricadas seguindo rigorosos critérios técnicos. Sendo liberadas para uso após teste e validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Elas são produzidas com vírus e bactérias modificados em laboratório, que estão mortos ou enfraquecidos, sendo incapazes de provocar doenças em pessoas saudáveis”, esclarece.

Manter o calendário de vacinação atualizado faz com que o seu corpo possa responder de forma positiva a esses agentes causadores. Para isso, os beneficiários Unimed Cuiabá contam com o Núcleo de Vacinas que dispõe de dois endereços para melhor atender os clientes. As unidades primam pela excelência e qualidade dos imunizantes que são rigorosamente acondicionados, conforme normas do Ministério da Saúde.

Entre as vacinas disponíveis estão: Prevenar 13 (pneumonia adulto e infantil), Hexavalente (infantil) e Herpes Zoster (adultos a partir dos 50 anos).

Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone: (65) 3612-8741

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet