NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Sexta-Feira, 16 de Julho de 2021, 08h:01
COABRA: 21 anos de história
Uma data para se comemorar

Assessoria Coabra
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

COABRA: 21 anos de história

Uma data para se comemorar

Este ano de 2021 a Cooperativa Agroindustrial do Centro Oeste do Brasil - COABRA completa 21 anos de existência, trazendo conquistas aos cooperados e evolução a cada dia através de oportunidades, cooperação e utilização de seus serviços. Então, é bom recordar um pouco do caminho percorrido durante estes anos.

A história da COABRA nasceu de uma oportunidade ao olhar para o cenário da época no mercado internacional que estava muito propício a importação direta de fertilizantes. A diferença de preço era tão grande que produtores do Centro Oeste viram a necessidade de se arriscar em novos empreendimentos.

Em um instante, a ideia de juntar forças na criação de uma cooperativa foi criando raízes fortes e brotando em cada um a certeza que estavam no caminho certo, como se plantassem uma semente de esperança e união.

A fundação da COABRA foi em 11 de março de 2000, em Campo Grande / MS. Nesse dia, um grupo de 38 grandes produtores rurais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com objetivos claros, eticamente discutidos e interessados em agregar valor à sua produção e reduzir seus custos, transformaram a ideia em realidade, fundando a cooperativa, tendo como primeiro presidente e cooperado n° 01, o produtor Gilson Ferrucio Pinesso, que ainda hoje continua participando, pois, acredita que juntos fazemos a diferença é que, utilizando os serviços da cooperativa, fortalece o seu negócio. Na sequência foram seus presidentes: Eraí Maggi Scheffer, Nelson José Vigolo, Odilio Balbinotti Filho, Neri José Chiarello e atualmente Jorge Antônio Pires de Miranda Junior

Em julho de 2010, por decisão dos cooperados em AGE, a sede foi transferida para Cuiabá, já que a maior parte dos cooperados era de Mato Grosso. Em 11 de março de 2015, dia em que foram comemorados os 15 anos da Cooperativa, foram homenageados, através de certificado, os cooperados fundadores e também os cooperados e funcionários que estavam na Coabra há mais de 10 anos.

Em janeiro de 2017 o Conselho de Administração suspendeu a comercialização de fertilizantes, autorizando a movimentação e entrega dos contratos em carteira, finalizado em agosto daquele mesmo ano, por falta de condições de concorrer com os grandes grupos, muito mais capitalizados que a cooperativa.

Assessoria

COABRA: 21 anos de história

Hélvio Alberto Fiedler – Assessor do Conselho de Administração

Com essa decisão, foi necessário realizar uma reestruturação da cooperativa, mantendo apenas a filial de Rondonópolis e a Sede em Cuiabá, diminuindo drasticamente o número de funcionários. Nesta época pairavam sobre a COABRA duas autuações fiscais da SEFAZ do Estado do Paraná e da SEFAZ do Estado de Mato Grosso, com valores extremamente elevados. Com muito trabalho, também da Assessoria Jurídica e da contabilidade, apresentando informações e documentos, ambos os casos foram encerrados e arquivados com ganho de causa para a cooperativa.

Atualmente a Coabra atende as necessidades dos cooperados na comercialização dos produtos agrícolas, como milho e algodão, e estudando, com a participação deles, a retomada da comercialização dos fertilizantes e outros insumos. Com este trabalho conjunto, cada vez mais os resultados positivos serão alcançados, fazendo jus aos planos traçados quando da sua criação, reduzindo custos e aumentando a lucratividade de seus cooperados, bem como somando para que o agronegócio continue distribuindo riquezas no nosso país, com sustentabilidade.

Após os anos mais difíceis, quando muitos cooperados deixaram a cooperativa, temos alguns agradecimentos importantes a fazer, especialmente neste ano em que a COABRA atinge a sua maioridade. Aos cooperados que dispuseram de seu tempo para participar dos Conselhos de Administração e Fiscal e ampliaram seus negócios com a cooperativa. Aos cooperados que, não podendo participar da administração, sentiram que ela é importante e trouxeram todo o seu faturamento para a COABRA. Aos cooperados que, além de participar, estimularam outros a cooperar, criando uma união tão forte e expressiva que, ao longo do tempo, muitos que tinham se desligado foram voltando e retomando a movimentação. Aos nossos fornecedores, de bens e de serviços, clientes e corretores. Aos nossos funcionários que, sem segregação, com otimismo, arregaçaram as mangas, tocaram o dia a dia, inovando com simplicidade e se aproximando cada vez mais do cooperado para saber o que ele realmente precisa.

Depois de tudo o que a COABRA passou, agora olhamos para cima e agradecemos a Deus que nos deu a certeza de que realmente a união faz a força, que juntos podemos ir mais longe e que neste 2021 temos muito que celebrar e agradecer.

Venha conhecer, fazer parte deste jeito simples de ser Cooperado Coabra!

Artigo: Hélvio Alberto Fiedler – Assessor do Conselho de Administração

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet