NOTÍCIAS | 14º CBC
Segunda-Feira, 13 de Maio de 2019, 11h:02
CBC destaca cases de cooperativas
Organização do quadro social

Assessoria Sistema OCB - Aurélio Prado
Brasilia/DF
noticias@ocbmt.coop.br

A 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, em Brasília, esteve a todo vapor com uma programação repleta de palestras, workshops, atividades e apresentações de cases de sucessos. Rogério Coelho, analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg; Manfred Dasenbrock, presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ; e Ademar Pedron, vice-presidente da C. Vale. Com a moderação do professor Alair Ferreira de Freitas, da Universidade Federal de Viçosa, os convidados discorreram sobre os projetos das suas cooperativas em torno da organização do quadro social.
A Ocemg mostrou o programa Educa OQS: para que as ações de organização do quadro social sejam definidas, estruturadas e acompanhadas, os participantes das cooperativas mineiras inscritas passam por diversos módulos, como o de capacitação, visitas técnicas, oficina de cooperação e o Cine Ocemg.
Já o Sicredi, com foco no empoderamento das mulheres cooperativadas, apresentou o programa Rede Global de Mulheres Líderes. Criado pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) e inspirado no movimento GWLM (Global Women's Leadership Network), o projeto tem o propósito de fomentar iniciativas de igualdade de gênero e empoderamento feminino, apoiando as mulheres na conquista de posições de lideranças. Segundo Manfred, dos 24 mil colaboradores do Sicredi, 58% é composto pelo público feminino, e o grande objetivo do programa é que a implantação dos comitês de mulheres ocorra em todas as 114 cooperativas que operam pelo sistema.
Finalizando a sessão, a C. Vale também abordou suas implementações a favor da organização de quadro social. Entre diversas iniciativas, o projeto Cooperjunior, por exemplo, é voltado para filhos e netos de associados, de 12 a 15 anos. O objetivo é envolver mais os adolescentes com a cooperativa e com a propriedade rural, estimulando a sucessão familiar, tornando os jovens empreendedores e formando futuros líderes. Na mesma linha, a C. Vale criou também o Juventude Cooperativista, desta vez voltado para a faixa de 16 a 30 anos. Algumas outras iniciativas são o Núcleo Jovem e os Núcleos Femininos divididos em quatro comitês.
Para acessar os conteúdos do CBC produzidos pela OCB, veja as demais matérias na aba “notícias” aqui do site e as publicações nas nossas páginas no Facebook e no Twitter!

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet