NOTÍCIAS | SOMOSCOOP
Segunda-Feira, 12 de Setembro de 2022, 08h:35
Cãolaborador do Sicoob completa dois anos de Cooperativismo
Bud contribui com a interação, bem-estar e melhoria no ambiente de trabalho

Assessoria Sicoob Primavera / MT
Primavera do Leste / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Divulgação

Cãolaborador do Sicoob completa dois anos de Cooperativismo

Bud contribui com a interação, bem-estar e melhoria no ambiente de trabalho além de ser o embaixador das causas animais da Cooperativa

Há exatos dois anos, ingressou um importante colaborador no Sicoob Primavera MT, o Bud. Um cão da raça Golden Retriever, que vive entre os colegas de trabalho nas agências Sicoob e que é responsável pelas causas animais que a Cooperativa defende.

O Bud foi o primeiro animal a fazer parte de uma equipe de colaboradores das singulares do Sicoob Central Rondon, que conta com agências em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, e o segundo de todo o sistema Sicoob.

O projeto “Cãolaborador” tem como objetivo contribuir com a interação, bem-estar e melhoria no ambiente de trabalho, além de proporcionar momentos de distração e sensibilidade na instituição. A iniciativa visa também inserir a causa animal nas ações sociais da cooperativa.

Durante esses dois anos, ele foi responsável por grandes ações dentro do Sicoob e desbravou conquistas significativas para a comunidade, uma delas, foi o registro no cartório. Com os documentos em mãos, ou melhor, nas patas, o Bud foi o primeiro animalzinho a receber oficialmente o registro de identidade, na cidade de Primavera do Leste. Com isso, a Cooperativa Sicoob Primavera é o tutor legal do Bud, e responsável por proporcionar bons cuidados, respeito e dignidade.

Entre suas funções de “trabalho” está a de tranquilizar, alegrar e brincar com colaboradores, diminuindo o stress e o cansaço da rotina do dia a dia.

“Eu estava com uma crise de enxaqueca, passando mal por mais de dez dias seguidos, e o Bud parecia sentir a minha tristeza e angústia. Aí, um momento de muita dor, ele pulou no meu colo como se fosse me abraçar para tirar aquela dor que eu estava sentindo. Isso pra mim foi mágico e tranquilizou o meu coração. Ele é mesmo muito especial em nossas vidas”, declara a colaboradora Mábia Cristine.

E o Bud não muda só a vida de colaboradores Sicoob, toda a família se torna envolvida no projeto. “Minha mãe é uma superfã do Bud. E um dia ele resolveu fazer uma surpresa pra ela lá em Cuiabá, e eu simplesmente ganhei meu dia... pelo simples fato de ver a minha mãe feliz, ela é apaixonada nos animais, e as vezes tenho minhas dúvidas de ela gostar mais do Bud do que de mim”, afirma Ingrid Lohana.

O “cãolaborador” participa de eventos, ações e projetos sociais da cooperativa. O Bud também é o embaixador do Sicoopets, um projeto que distribui bebedouros e comedouros de ração para os animais de rua nas cidades onde o Sicoob Primavera possui agência. O Sicoopets conta com a parceria de ONGs e cuidadores de animais dos municípios, que relataram a dificuldade em oferecer ração e água para estes animais. 

Rotina

Durante todo o dia, o Bud fica entre os colegas de trabalho na unidade administrativa do Sicoob em Primavera do Leste e a noite, ele fica no espaço que foi construído especialmente para ele. Dentro desse espaço estão objetos de decoração, desde o primeiro crachá até fotos dos dias atuais, além da casinha, um escorregador, pufes para os visitantes e um armário para guardar os pertences pessoais do cãolaborador. Para evitar que o mascote fique sozinho aos finais de semana e feriados, o Bud vai para um hotel especial para cães, onde recebe carinho, cuidados, banho e adestramento.

 

 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet