NOTÍCIAS | TRAJETÓRIA QUE IMPACTA 50% DA POPULAÇÃO
Quarta-Feira, 17 de Março de 2021, 07h:47
48 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras em MT
Uma trajetória que impacta mais de 50% da população

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

48 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras em MT

Sede do Sistema OCB/MT

O Sistema OCB/MT (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso) nasceu como OCEMAT (Organização das Cooperativas no Estado de Mato Grosso) no dia 16 de março de 1973, na sede do Palácio Alencastro, em Cuiabá. São 48 anos do movimento cooperativista que surgiu em consequência da crise e reorganização do Sistema Cooperativista Brasileiro no final da década de 60.

O primeiro presidente eleito para presidir a diretoria provisória da então OCEMAT não morava em Mato Grosso. Era o líder cooperativista paulista e então Secretário da Agricultura do Governo do Estado de São Paulo, Antônio José Rodrigues Filho, pai do cooperativista Roberto Rodrigues, que também esteve presente na constituição da organização. O presidente paulista ficou até 1976.

“Destaco três momentos importantes nessa trajetória dos 48 anos. A primeira foi no dia 24 de março de 1979, que em consequência do desmembramento do

48 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras em MT

Adair Mazzotti, superintendente do Sescoop/MT

estado de Mato Grosso do Sul, realiza-se a última Assembleia Geral Ordinária com a participação das cooperativas do mais novo Estado, discutindo-se o desmembramento também da entidade de representação, constituindo-se assim em 07 de junho de 1979 a Organização das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul, para a qual foi transferido o acervo de 48 cooperativas registradas na OCEMAT”, lembra Adair Mazzotti, que foi presidente da OCEMAT no período de abril de 1984 a junho de 1986.

O segundo momento, Mazzotti destaca a aquisição da primeira sede da ainda OCEMAT em setembro de 1982, na rua Antônio João, 360, no Centro da Capital, com recursos financiados através de um fundo especial do extinto Banco Nacional de Crédito Cooperativo. “O terceiro momento foi em 23 de abril de 2008, quando foi inaugurada a nova sede em lugar privilegiado no Centro Político Administrativo, onde o Sistema OCB/MT está até hoje”, pontua Adair Mazzotti, superintendente do Sescoop/MT.

Hoje o sistema OCB/MT é composto por três instituições com focos bem definidos. A OCB/MT – Sindicato e Organização das Cooperativas de Mato Grosso é a entidade representativa das cooperativas em Mato Grosso e faz a defesa dos interesses institucionais do setor; o Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, é o Sistema S do cooperativismo e trabalha na formação técnica dos cooperados; e a Faculdade do Cooperativismo - I.COOP é responsável pela formação superior do público envolvido com o cooperativismo e aberta à comunidade.

Hoje mais de 500 mil pessoas são associadas a cada uma das 165 cooperativas registradas em Mato Grosso e que empregam mais de 10 mil pessoas. Em menos de 20 anos o cooperativismo estadual cresceu 436%, saindo de uma participação de 9,37% da população envolvida nesse modelo econômico no ano 2.000 para 50,23% em 2019.

ivulgação

Cooperativismo abrange 50,23% da população em MT

 

“Nesses últimos 48 anos as cooperativas criaram inúmeras oportunidades para a população e contribuíram sobremaneira no desenvolvimento do nosso estado de Mato Grosso, em diversos setores”, disse o atual presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele ressalta que a chegada do Sescoop em Mato Grosso no dia 15 de outubro de 1999, e também do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), criado para financiar projetos especiais nas áreas de formação, capacitação profissional, promoção social, monitoramento e desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

“Trabalhamos com três pilares no cooperativismo, que é o conhecimento, o econômico e a sustentabilidade. Acreditamos que os cooperados, as lideranças das cooperativas, contam com muitas oportunidades para desenvolver esses três pilares. Temos o Sescoop/MT gerando conhecimento técnico para melhoria de negócios e do cooperativismo em todos os níveis e o I.Coop como a faculdade voltada para os princípios do cooperativismo, mas com um foco importante no negócio das cooperativas e cooperados”.

O presidente do Sistema OCB/MT, que é o representante brasileiro na Aliança Cooperativa Internacional – ACI, disse que “o trabalho para o desenvolvimento do cooperativismo é contínuo e agora estamos trilhando o caminho da inovação, da tecnologia, da industrialização, e as cooperativas estão preparadas para contribuir com esse processo. Além disso, buscamos, através do trabalho junto à ACI, promover a intercooperação com outros países, tanto no que tange aos negócios e na educação”.

48 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras em MT

Vice-presidente do Sistema OCB/MT - João Carlos Spenthof

“Nesses 48 anos da OCB/MT, antiga OCEMAT gostaria de destacar a importância das cooperativas no desenvolvimento do nosso estado, papel fundamental, desde o início, mas que se torna cada ano mais relevante. Os números mostram que mais de 600 mil pessoas em Mato Grosso estão ligadas diretamente a uma cooperativa, que também estão empregando cada vez mais colaboradores e aumentando o seu faturamento mesmo em período de crise”, disse o vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof.

48 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras em MT

Superintendente da OCB/MT. Frederico Azevedo

O vice-presidente exemplifica a atuação pujante do cooperativismo em Mato Grosso, apresentando os números das Cooperativas de Crédito. “O cooperativismo de crédito no estado de Mato Grosso possui a maior participação proporcional no mercado financeiro do Brasil, é responsável por quase 30% de toda movimentação financeira, está presente em quase todos os municípios mato-grossenses e conta com mais de 200 agências”, ressalta.

Para o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, o crescimento do cooperativismo estadual deverá se manter. "O movimento cooperativista tem gerado bons resultados para seus cooperados e isso estimula que novas cooperativas sejam criadas e o papel da OCB/MT tem sido no sentido de que esse crescimento seja sustentável financeiramente e com resultados e a entidade está aqui para apoiar e defender os interesses do setor."

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet