NOTÍCIAS | 2ª TURMA DE GRADUAÇÃO DO I.COOP
Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2020, 11h:00
2ª turma de Graduação do I.COOP
Palestra magna foi com representante da ACI Jovem

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

 

I.Coop

2ª turma de graduação do I.COOP

Ana Aguirre, Cooperativa TAZEBAEZ

A jovem cooperativista Ana Aguirre, fundadora da cooperativa TAZEBAEZ – Innovation Team, que em português significa “Por Que não”, fez a palestra magna da aula inaugural da 2ª turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo – I.COOP, com sede em Cuiabá/MT, realizada no dia 10 de fevereiro. Ana Aguirre, que também é representante europeia na Aliança Cooperativa Internacional - ACI Jovem, falou de sua trajetória e desafios para constituir uma empresa no modelo cooperativa, preservando seus princípios de valores.

“Não se torna cooperativista somente fazendo parte de uma cooperativa. Ou você tem ou não os valores e princípios do cooperativismo”, disse Aguirre, que nasceu no País Basco, uma comunidade autônoma no norte da Espanha, filha de um pai cooperado, do Grupo Mondragon, o maior grupo cooperativista do mundo, formado por 160 cooperativas, das 2.400 cooperativas registradas naquele país. “Nunca tivemos uma conversa sobre cooperativismo em casa, pois sempre foi parte da nossa vida”, conta.

A ex-aluna da Faculdade de Mondragon, agora trabalha em diversos países assessorando empresas, faculdades e cooperativas, para o processo de empreendedorismo, inovação e cooperativismo. Como parte da ACI Jovem, Ana Aguirra convidou os jovens alunos das duas turmas de graduação da Faculdade do Cooperativismo, para ingressarem no movimento internacional, e apresentarem também projetos de desenvolvimento cooperativo, com recursos garantidos a fundo perdido.

“Estava na Malásia na semana passada em um evento da ACI Jovem e não vi nenhuma bandeira brasileira. Senti falta. O caminho não é difícil para participar e espero que aceitem esse convite para entrarem nesse movimento”, disse para uma plateia formada por alunos e lideranças do cooperativismo mato-grossense.

I.Coop

2ª turma de Graduação do I.COOP

Carla Machado e Janete delabarba do I.COOP. Ana Aguirre, Cooperativa TAZEBAEZ, e Onofre Cezário presidente do Sistema OCB MT

O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, disse que Ana Aguirre representa a ala jovem do cooperativismo mundial, com nova percepção, que gera evolução para o cooperativismo. “Com essa intercooperação de conhecimento eu vejo que todos aprendem e ensinam. A proposta é que com esse processo de parceria vamos concretizar ainda o mestrado, previsto para os educadores das nossas cooperativas de educação, e isso estreita ainda mais a nossa relação de conhecimento com Mondragon e também de amizade”, disse.

Para o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, “temos a grande oportunidade de aprender e trazer a experiência do Grupo Mondragon em toda sua dimensão, participando e contribuindo para o crescimento da nossa faculdade”. Ele acrescentou que “esse é só o início de um processo maior de intercâmbio e penso que todos vão ganhar com isso. Os nossos diretores, a equipe que toca o I.COOP têm um horizonte, um desafio enorme para trazer essas experiências de Mondragon. Essa jovem cooperativista, a Ana Aguirre, serve de desafio e inspiração para não perdemos de vista o foco da nossa faculdade, que é de formar nossa gente, sim, buscarmos a eficiência, mas sem perder a essência cooperativista”.

I.Coop

2ª turma de graduação do I.COOP

Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, na aula inaugural

A diretora presidente do I.COOP, Janete Delabarba, também ponderou os ganhos com o compartilhamento de conhecimento. “Nós estamos na segunda turma do curso de graduação em Gestão Cooperativa, e muito felizes com essa parceria internacional com Mondragon, que já têm mais de 40 anos de experiência. Isso nos possibilitou a trazer aqui uma jovem como a Ana Aguirre, ex-aluna da Faculdade de Mondragon, de um curso de cooperativismo, falando com outros jovens de todas as possibilidades que o movimento cooperativista permite através da formação e educação”.

Delabarba ressalta que “acredito que estamos no caminho certo. Mato Grosso tomou uma decisão muito sábia em abrir no sistema cooperativismo uma instituição de ensino superior e percebemos que as pessoas estão entendendo a importância desse projeto , estão se comprometendo conosco, pois temos hoje a sala lotada de jovens estudantes e lideranças, que pretendem se preparar melhor para o cooperativismo. Estamos no caminho certo, construindo um cooperativismo melhor através da educação”.

I.Coop

2ª turma de graduação do I.COOP

Ana Aguirre, conversa com jovens alunos do I.Coop

Quanto ao convite de Ana Aguirre, como representante europeia na ACI Jovem, Janete Delabarba disse que “tem espaço aberto para jovens brasileiros participarem do movimento internacional, e agora vamos discutir e preparar essa galerinha para participarem e ter uma contribuição a nível internacional”.

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo atende as demandas por educação cooperativista no Estado de Mato Grosso e vislumbra um projeto educacional voltado à formação de profissionais capacitados para participar da gestão dos negócios cooperativos de forma inovadora, empreendedora, sustentável e socialmente equitativa.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas é estruturado em cinco semestres, que se desdobram em seis disciplinas, cursadas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, funciona na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá (MT). O curso é aberto aos funcionários e cooperados das cooperativas, e também para a sociedade em geral.
Maiores informações é só acessar o site do I.COOP.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet