Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2021, 09h:10

Cooperativa de crédito e escola de Cuiabá lançam piloto do Programa Financinhas

Intercooperação Sicoob União MT/MS e a Escola Cooperar

Assessoria Sicoob União MT/MS

Cooperativa de crédito e escola de Cuiabá lançam piloto do Programa Financinhas

Intercooperação Sicoob União MT/MS e a Escola Cooperar

Criado pelo Instituto Sicoob no ano passado, o Programa Financinhas ganhará um projeto piloto em Cuiabá (MT), por meio de uma parceria do Sicoob União MT/MS e a Escola Cooperar. A unidade conta com dois professores selecionados que já passaram por um curso de formação para a implantação do programa nos próximos meses. O objetivo é promover atividades junto com alunos do Ensino Fundamental abordando conceitos da educação financeira e cooperativismo.

A finalidade do projeto piloto é ampliar a utilização da Coleção Financinhas, uma série de livros infantis sobre finanças, como base de uma metodologia desenvolvida para escolas de Ensino Fundamental. A proposta é espalhar os conceitos da educação financeira entre as crianças por meio de atividades lúdicas e que contribuam com sua formação, conforme os princípios 5 e 7 do cooperativismo relacionados à educação, formação e informação e o interesse pela comunidade.

Em Cuiabá (MT), a escolhida para o projeto é a Cooperar - Cooperativa Educacional dos Servidores do IFMT e os apoiadores serão a coordenadora do Ensino Fundamental, Luzianne Silva Ferreira e o professor de matemática e música, João Domingos Azevedo. Os dois passaram por uma formação virtual junto dos representantes de 12 centrais do Sicoob pelo Brasil dos dias 22 a 24 de setembro. De acordo com a Diretora Comercial do Sicoob União MT/MS, Rosane Herculino, a escola já é parceira da cooperativa em outros projetos.

“O propósito deste projeto é fomentar a educação financeira nas escolas para, quem sabe, tornar-se uma disciplina tradicional nos colégios. É importante que desde cedo as crianças saibam a importância do dinheiro, de como gastar e guardar. É um tipo de conscientização que ajudará este público no futuro, pois muda desde agora a ideia que eles têm a respeito do dinheiro”, acrescenta. 

Para a coordenadora do Ensino Fundamental da Cooperar, Luzianne Silva Ferreira, o projeto é de extrema importância para a conscientização e autocontrole das crianças. A turma definida para implantação do Financinhas é a do 4º ano. “Tenho certeza que será muito bom para eles ainda pequenos aprenderem como poupar e o valor do dinheiro. Hoje em dia, as crianças são cada vez mais expostas ao consumo, então ensiná-los como fazer isso de forma controlada é interessante”, pontua.

Integrante do projeto como Pessoa de Desenvolvimento Estratégico da Central Rondon, Patrícia Helena Rêgo, explica que após a formação dos dois professores da Escola Cooperar, a próxima fase consiste na apresentação do projeto para a escola, mães, pais e alunos ao longo do mês de outubro. Para os dias 04 e 18 de novembro, estão previstas as atividades de implantação conforme o Guia Pedagógico elaborado pelo Instituto Sicoob.

“A previsão é de que na Escola Cooperar o projeto piloto tenha duração até fevereiro de 2022, com a introdução da educação financeira com as crianças por meio de uma metodologia interdisciplinar. Agora os professores organizarão estas atividades para aplicar os conceitos da melhor forma possível”, finaliza Patrícia.

 


Fonte: OCB/MT Principal

Visite o website: ocbmt.coop.br